Comunicação e esperança: PASCOM tem encontro de formação no sábado

Um convite a contar as histórias do mundo segundo a lógica da “boa notícia”, comunicando esperança. Este é o propósito do 51º Dia Mundial das Comunicações, celebrado no dia 28 de maio deste ano e que tem como tema “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43,5) - Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”. E esta será, também, a proposta do 2º Encontro Regional de Comunicação que, no próximo sábado, 20, envolverá a Pastoral da Comunicação de todo o Rio Grande do Sul em um dia de formação.

Pastoral em busca de formação
Inspirada pelo que diz o Diretório da Comunicação da Igreja no Brasil – documento 99 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – que compreende a Pastoral da Comunicação como um “processo dinâmico, dialógico, interativo e multidirecional”, em que os frutos serão colhidos com o tempo, a PASCOM do Rio Grande do Sul busca no 2º ERC, momentos de formação, espiritualidade e troca de experiências. O objetivo é um só: vivenciar a pastoral de forma conjunta buscando compreender, de fato, o desejo da Igreja para a comunicação.

A programação, que inicia às 8h30, acontecerá na Livraria Paulinas, em Porto Alegre, seguirá o tema do Dia Mundial das Comunicações e, através da fala da irmã Joana Puntel - jornalista, mestra e doutora em Ciências da Comunicação -, vai buscar refletir sobre as possibilidades e os desafios de construir gestos de confiança e esperança na mídia. Durante a tarde, serão realizadas duas oficinas voltadas para compreender os processos de mídia no contexto atual da comunicação. A primeira, “Edge Ranking: Como bombar sua fanpage”, será ministrada pela jornalista da Diocese de Osório, Melissa Maciel e a segunda, “Produção e edição de vídeos”, será abordada pelo jornalista da RBS TV, Josmar Leite.

O Encontro é gratuito e direcionado para membros da Pascom de todas as dioceses e arquidioceses do estado. Para participar, basta entrar em contato om as coordenações diocesanas e, no dia, é preciso apresentar RG e CPF. As atividades tem término previsto para as 16h30.

Além deste encontro, a Pastoral irá se reunir, também, no mês de agosto, durante o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontecerá em Joinville e que trabalhará o tema “Educar para Comunicação” com o objetivo ajudar na compreensão da comunicação como instrumento de comunhão e progresso humano, assim como auxiliar e aprimorar a leitura de conteúdos disponibilizados pelas diversas mídias.                 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Categoria: