Arquidiocese celebra os cem anos da aparição de Fátima

Na Arquidiocese de Passo Fundo, duas paróquias – uma em Passo Fundo e uma em Carazinho – têm, como sua padroeira, Nossa Senhora de Fátima. Em Passo Fundo, os cem anos da primeira aparição de Nossa Senhora foram celebrados no último domingo, dia 7 de maio, com uma missa festiva e almoço com a comunidade. Em Carazinho, a celebração acontece neste sábado, dia 13.

Passo Fundo
Orientada pelo pároco Darcy De Carli, a paróquia em Passo Fundo iniciou as celebrações ainda em 2016: a cada mês, no dia 13, a comunidade se reuniu em torno da mensagem trazida por Fátima e celebrou, unida, o seu legado. Este ano, a programação seguiu: com início no dia 28 de abril, os paroquianos celebraram a novena mensal. A culminância das celebrações aconteceu no dia 7 de maio com uma missa celebrativa em torno do tema “Maria, rosto misericordioso do Pai”. Depois, a comunidade seguiu em carreata pelas ruas pertencentes à área da paróquia e foi realizada, em frente à Igreja Matriz, a bênção dos carros. Ainda, ao meio dia, os fiéis se reuniram em almoço festivo e diferentes atividades de integração e comemoração.

Já em Carazinho, o pároco Arnildo Fritzen comenta que não apenas a paróquia, mas a cidade inteira está se preparando para vivenciar a celebração dos 100 anos da aparição de Fátima. O tríduo preparatório, que iniciou na quarta-feira, 10, e segue até a noite de hoje, 12, foi preparado pelas escolas da zona sul do município. “Estamos seguindo aquilo que Nossa Senhora pediu na aparição, há cem anos. No primeiro dia, trabalhamos a questão da oração, no segundo dia a conversão, a mudança de mentalidade, e no terceiro dia a paz”, explica e acrescenta, ainda, que a comunidade toda está convidada a celebrar e participar.

Além do tríduo, neste sábado, dia 13, as quatro paróquias da cidade se unem para celebrar a mensagem de Fátima: uma procissão motorizada sairá da Praça Central de Carazinho, em frente à paróquia Nosso Senhor Bom Jesus, às 19h, e seguirá até o Mercado Economia. Dali, a comunidade segue caminhando em uma procissão luminosa até a frente da paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde o arcebispo de Passo Fundo, dom Rodolfo Weber irá presidir a celebração.

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Categoria: