Assessores diocesanos da juventude gaúcha se reúne em Porto Alegre

Com o objetivo de oportunizar uma reflexão sobre a necessidade da assessoria na perspectiva da dimensão da capacidade técnica e das estruturas de acompanhamento da evangelização da juventude gaúcha, cerca de 20 assessores diocesanos participaram de reunião nesta quarta-feira, 10, na sede do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre. A Arquidiocese de Passo Fundo esteve representada pelo padre Élio Eilert que assumiu a assessoria do Setor Juventude neste mês de maio.

Para a coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, Irmã Zenilde Fontes, a evangelização da juventude do Rio Grande do Sul tem uma história que precisa de continuidade através de um processo equilibrado entre a contemplação e a ação. Neste sentido, a partir de práticas partilhadas, o grupo refletiu sobre a pastoral orgânica, estrutura de acompanhamento, formação, lideranças e relacionamento entre os diferentes papeis, grupos e carismas juvenis.

Em cada uma das dioceses que tem organizado o Setor Juventude, o assessor da juventude tem um papel muito importante. “Periodicamente se encontram para avaliar a caminhada, olhar para frente, perceber a memória do percurso realizado. Não avaliar apenas as atividades realizadas, mas o desenvolver do processo. Nisso o próprio assessor vai se formando assessor”, explicou dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta e referencial da Juventude que acrescentou, ainda, que alegria e comunhão foram duas palavras fortes no encontro. “Saímos abastecidos, alegres e numa caminhada de Igreja em espirito de comunhão”, concluiu.

Semana Missionária
Durante a atividade, foi destacada a programação da Semana Missionária que acontecerá, em Proto Alegre, de 22 a 28 de julho. Entre os locais previstos para o trabalho de missão estão a Fonte Colombo (que trabalha com pessoas que vivem com HIV), o acompanhamento da Pastoral Carcerária e o trabalho na Vila dos Papeleiros, na Ilha dos Marinheiros, no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, na Lomba do Pinheiro e a Obra Social Padre Pedro Leonardi, no bairro Restinga, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como famílias e moradores de rua.

Dentro da programação
No calendário das atividades assumidas pela juventude está o II Revitalização da Pastoral da Juvenil Nacional, que acontecerá dias 07 a 09 de setembro,, em Brasília. Também, a próxima reunião dos assessores será no dia 1° de dezembro, em Porto Alegre.

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br
Fonte: Comunicação CNBB Sul 3

Categoria: