40ª Romaria da Terra

“Romaria da Terra: 40 anos de luta e memória das conquistas”
“Terra de Deus, terra de irmãos”

No dia 28 de fevereiro de 2017, a Fazenda Annoni – primeira ocupação brasileira de famílias organizadas dentro do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, localizada em Pontão – receberá milhares de romeiros para a 40ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul. A edição comemorativa do evento, que acontece sempre na terça-feira de Carnaval por ocasião do aniversário de morte de Sepé Tiaraju, será norteada pelo tema “Romaria da Terra: 40 anos de luta e memória das conquistas” e pelo lema “Terra de Deus, terra de irmãos”.

Acampamento da Juventude
Jovens de todo do estado e de várias regiões do país participam do Acampamento da Juventude que, desde 2005, faz parte da Romaria e busca debater, refletir e celebrar o tema proposto pelo evento a partir de suas vivências e anseios. O Acampamento, espaço sócio-político-formador que surgiu por iniciativa da própria juventude, acontece, neste ano, nos dias 26 e 27, na área 01 da Fazenda e vai refletir o tema “Juventude construindo projeto popular” e o lema “Prefiro morrer na luta do que morrer de fome” – em memória à Roseli Nunes, militante da luta pela terra morta em um protesto, em 1987.

Material formativo
Buscando oferecer aos romeiros e romeiras conteúdo necessário para compreender, de forma mais efetiva, o contexto da Romaria, foi elaborado um material com diferentes textos formativos que apresentam a história da Fazenda Anonni, o histórico das Romarias, reflexões sobre questões agrárias e o papel da juventude nesse cenário. Acesse!

>> Voz da Terra - Edição Especial (clique aqui para baixar)

Programação
A programação da Romaria será composta por diferentes momentos de debates, integração e espiritualidade, pautando sempre questões ligadas à terra, valorizando de forma especial os pequenos produtores, a agroecologia, o cuidado com a água e com o meio ambiente e a agricultura familiar através da Feira da Reforma Agrária.

26 e 27 de fevereiro
Acampamento da Juventude da Romaria da Terra

28 de fevereiro
Romaria da Terra

7h: Acolhida
9h: Início da caminhada – celebração
12h: Almoço Partilhado
15h30: Mística de Envio dos romeiros

Local:
Assentamento Nossa Senhora Aparecida – área 9 – Fazenda Anonni – RS 324, KM 174 – Pontão – RS