São Vicente de Paulo | Passo Fundo

Data da fundação: 10 de fevereiro de 1974

Expediente na secretaria:
De segunda a sexta-feira: 8h ás 11h30 e 13h30 ás 17h30

Criada em 10 de fevereiro de 1974, a Paróquia São Vicente de Paulo era, inicialmente, uma capela da Matriz Conceição. Atendida primeiramente pelos Missionários da Sagrada Família e padres Franciscanos, a paróquia teve, no Frei Orlando Rabuske, OFM, o primeiro pároco que foi auxiliado pelos Freis Dagoberto, OFM e Uldo Faleck, OFM, o qual trabalhou incansavelmente até o início do ano de 1978, quando foi substituído pelo Frei Matinho Warken, que tomou posse no dia 05 de fevereiro de 1978. Em 1987 a paróquia passa a ser cuidada pelo clero diocesano, com Pe. Leonardo Foscheira de pároco e Pe. Itamar Spagnol de vigário. Em 1990 foi nomeado pároco Pe. Aldino Barth ficando até o ano de 2010, onde assumiu o Padre Carlos Jaroceski e Pe. Ivanir Rodighero no início de 2011. Em 2013 assumiu como vigário Pe. Leandro de Mello, substituindo Pe. Ivanir Rodighero. Atualmente se encontram os padres Carlos Jaroceski (pároco), estando há 6 anos e o Diácono Joule Windson Cunha Santos.

A Paróquia São Vicente está constituída em 26 comunidades: Cristo Redentor/União, N.Sra. das Graças/Independente, N.Sra Consoladora/Júlia, N.Sra.da Conceição/Nenê Graeff, S. Francisco das Chagas/Edmundo Trein, Sta.Rita/Secchi, S.Francisco de Assis/Berthier, N. Sra. Aparecida/Menino Deus, N. Sra Caravágio/Loteamento Boqueirão, N. Sra Fátima/Ipiranga, Sagrado Coração de Jesus/Schisler, São Jerônimo/Jerônimo Coelho, Santa Isabel Rainha/Recreio, São Marcelino/Jaboticabal, Santo Antão/Santo Antão, Rainha da Paz/Parque Recreio, São João Batista/Bom Recreio, Santa Paulina/Assentamento, Santa Terezinha/Bom Recreio, Nossa Senhora Aparecida/Aparecida, N. Sra da Saúde/Jardim América, Santa Gema/Santa Gema, São Miguel/São Miguel, Santo Antônio/Pulador, Divino Espírito Santo/Pulador e o Santuário Nossa Senhora Aparecida/Jardim América, que se situa no território paroquial, tendo como reitor o Pe. Daniel Feltes, possuindo um atendimento particular e diferenciado, por se tratar de um espaço arquidiocesano.

No que se refere à pastoral, trata-se de uma paróquia viva e dinâmica. Possui os mais variados movimentos, pastorais e serviços como: Grupo de canto e liturgia, CLJ, Pastoral Catequética, Pastoral do Dízimo e Missões, Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da visita e Benção das Casas, Pastoral do Batismo, Pastoral do Matrimônio, Movimento Cursilho de Cristandade, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Grupo de Casais do Bom Pastor, CAE (Conselho de Assuntos Econômicos), CPP (Conselho de Pastoral Paroquial), Pastoral dos Surdos, Renovação Carismática Católica, Legião de Maria, auxílio aos mais carentes com a ajuda da CÁRITAS Paroquial e Arquidiocesana, Terço dos Homens, Pastoral da Criança, Capelinhas, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Juventude e a Pastoral dos Coroinhas, entre outros. Os grupos encontram-se em momentos diferenciados, uns semanalmente e outros mensalmente. A Paróquia São Vicente está situada na Av. Brasil, nº 1889, no Bairro Boqueirão, na cidade de Passo Fundo.

Local e Contato

Endereço: Av. Brasil, 1889, Centro CEP: 99025004 | Passo Fundo - RS
Telefone: (54) 3045-1654 e (54) 3045-1754

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.