Nossa Senhora do Rosário | Serafina Corrêa

Pároco: Pe. Celito Percisi, CS
Vigário Paroquial: Pe. Armelindo Costa e Pe. Moacir Calza

Horário de atendimento na secretaria:
Segunda a Sexta-feira: Das 07h às 11:30 e das 13h às 17hs

Data da fundação: 10/11/1905
Número de Comunidades: 22

Horários das Missas na Matriz:
Terças, Quintas e Sextas - 19h
Quartas - 15h
Sábado - 18h
Domingo - 08h e 19h

Batizados: 1º Sábado do mês
Curso de Batizado: Ultima 3ª feira do mês
Curso de noivos: Não tem data fixa, geralmente é em julho

A paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Serafina Correa, foi criada por Dom Cláudio Ponce de Leão, Bispo de Porto Alegre, em 10 de novembro de 1905. Foi desmembrada da paróquia de Guaporé. A Igreja matriz foi inaugurada no ano de 1923, por Dom João Becker, primeiro Arcebispo de Porto Alegre. O 1º pároco foi o Pe. Estefano Noce, diocesano, (1905- 1917). Seus restos mortais se encontram no atual Santuário. O segundo pároco, Pe. Nicolau Muatri, também era do clero diocesano de Porto Alegre. A partir de 1920, a Paróquia foi entregue para a Congregação dos Missionários Carlistas (Scalabrinianos).

A padroeira da paróquia é Nossa Senhora do Rosário de Pompéia. A primeira capela dedicada à N.Sra. do Rosário, foi construída no fim do século 19. A invocação à N.Sra. do Rosário passou a designar o povoado nascente, como adendo da colônia a que pertencia, ou seja, "Rosário de Guaporé". Desta forma, o lugar era conhecido por "Linha Onze" ou "Rosário de Guaporé" (cfr. Lauro Nelson Fornari Thomé, em "A Colônia de Guaporé -passado e presente - 1892-1967"). Não temos muitos dados a respeito da imagem de Na.Sra. do Rosário de Pompéia. A devoção foi trazida pelos imigrantes italianos que aqui aportaram. Começou na Itália, em Pompéia, ainda em meados do século 19, com o Bem-aventurado Bartolo Longo. Os imigrantes italianos aportaram aqui em fins de 1800 quando esta devoção já estava espalhada por toda a Itália e em outras nações.

No dia 2 de março de 1910, o Bispo Coadjutor de Porto Alegre, Dom João Pimenta, fez sua primeira visita pastoral à Linha Onze de Guaporé. Escreveu no Livro Tombo: "A matriz atual... tem três naves muito decentes, assoalhadas e forradas, e três altares, sendo o altar-mor dedicado à Nossa Senhora do Rosário, cuja imagem é de grande culto e muito perfeita".

Em 29 de janeiro de 1951, Dom Vicente Scherer, arcebispo de Porto Alegre, fez visita pastoral, e concedeu licença para construir a bela e imponente torre que se localiza atrás do Santuário. A planta e estilo imitam com bastante fidelidade a torre existente em Fonzaso, na Itália. A pedra fundamental da torre data de 08 de março de 1951. Altura da torre: 57 metros. Os sinos da torre pesam 1.600 quilos e foram fabricados em Savoia, na França.

No dia 23 de fevereiro de 1958, foi inaugurado o monumento a Cristo Rei, com grande presença de padres e seminaristas da região. Altura do monumento: 12,5m; longitude entre os braços: 7,5m.

A partir de 1959 a paróquia de Serafina Correa começou a pertencer à Diocese de Passo Fundo. No dia 28 de fevereiro de 1960, foi inaugurado o Ginásio N. Sra. do Rosário, com a presença do Bispo Diocesano Dom Cláudio Colling. Em 10 de junho de 1963, foram abençoados os quatro relógios da torre, mandados instalar pelo Pároco Francesco Lollato. No dia 13 de fevereiro de 1983, a Igreja matriz foi solenemente consagrada tornando-se oficialmente um Santuário dedicado à Nossa Senhora do Rosário. A consagração foi feita pelo bispo diocesano Dom Urbano Allgayer.

A principal festa religiosa da comunidade serafinense é a Romaria em honra à padroeira Nossa Senhora do Rosário, introduzida pelo pároco Pe. Giovanni Simonetto, no ano de 1987. Multidões de fiéis acorrem para esta Romaria, com muitas confissões e comunhões.

A comunidade serafinense destaca-se pela sua característica vocacional e missionária. A paróquia faz muito bem a Pastoral Vocacional, promovendo e animando as vocações sacerdotais e religiosas, através de orações, reza do terço, missas, encontros e celebrações vocacionais nas comunidades serafinenses. Graças a todo este trabalho vocacional, a comunidade serafinense já deu à Igreja significativo número de missionários. Com santo orgulho a comunidade conta entre seus filhos numerosas irmãs religiosas e irmãos religiosos, sacerdotes e um bispo, pertencentes a diversas Congregações Missionárias e ao clero diocesano.

Local e Contato

Endereço: Rua. Monsenhor João batista Scalabrini, 263, Centro, CEP 99250-000