Nossa Senhora do Rosário | Charrua

Pároco: Padre Osório Serrão
Número de comunidades: 17

Os primeiros imigrantes alemães e italianos chegaram à região de Charrua por volta de 1893. Encontraram terras boas para a agricultura, embora um tanto acidentadas. Os indígenas do Grupo Tapuias, denominados Caingangues, viviam há séculos na região. Ainda hoje (2005) são numerosos no município os índios caingangues, abrigados na reserva do Rio Ligeiro, perfazendo quase a metade da população da paróquia. A palavra Charrua, tem origem no vocabulário indígena, e significa arado. Arado que lavra a terra, tornando-a limpa e amaciada para receber as sementes e as mudas de plantas, necessárias à alimentação dos filhos de Deus.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Charrua, foi criada em 16 de janeiro de 1935, desmembrada das Paróquias de Tapejara e Getúlio Vargas. Situa-se nas divisas das Dioceses de Passo Fundo, Vacaria e Erexim. É formada por 18 comunidades, sendo uma delas na reserva indígena dos Caingangues (reunindo, em 2005, cerca de 1.850 índios).

Quando a paróquia foi fundada, Charrua contava com 570 famílias, sendo que apenas 280 famílias eram católicas e as demais eram luteranas. Na sede da paróquia não havia escolas. Estas estavam situadas nas capelas. Havia na sede um Hospital, hoje inexistente. Quando da fundação a paróquia contava apenas com 8 capelas. A festa da Padroeira da paróquia, Nossa Senhora do Rosário, é comemorada no dia 7 de outubro.

As Irmãs de Nossa Senhora do Horto marcaram presença na Paróquia de Charrua de 1957 a 1963. A finalidade da presença das irmãs era atender os necessitados da paróquia. As Irmãs se dedicavam às crianças, às jovens e mães de família. Atendiam na escola então já existente. O Posto Indígena era favorecido pelo cuidado das irmãs e muitos indígenas estudavam naquela escola. Realizavam trabalhos vocacionais, onde surgiram várias vocações. Ajudavam com alimentos e sentiam-se felizes junto ao povo humilde e bondoso das comunidades.
Entre os fatos importantes que aconteceram na existência da paróquia, dois nos chamam a atenção: as duas Ordenações Sacerdotais acontecidas na paróquia: Frei Claudecir Fantini que foi ordenado no dia 11 de janeiro de 1998 e o Pe. Renato Estevão Biasi que foi ordenado por Dom Ercílio Simon no dia 02 de fevereiro de 2003.

Na paróquia sempre funcionaram vários serviços da Igreja. Entre eles podemos citar: os Agentes de Pastoral, Catequese, Liturgia, Grupos de Famílias, Grupos de Jovens, Casais Vocacionais, Zeladores de Capelinha e outros... O que mais caracteriza a paróquia, entretanto são os Agentes de Pastoral formados na Área e que atuam nas comunidades, com excelente trabalho.

Local e Contato

CEP: 99960-000 | Charrua - RS