Nossa Senhora de Fátima | Passo Fundo

Expediente na secretaria:
Segunda a sexta-feira: 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30
Sábado: 8h30 às 11h30

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Bairro Fátima, Passo Fundo, foi criada por Decreto do Bispo Diocesano Dom Cláudio Colling, no dia primeiro de março de 1964. A vila, antes da criação da Paróquia, chamava-se Santa Teresinha. Ainda hoje muitos documentos chegam aos domicílios com o antigo nome de Santa Teresinha, o que às vezes, causa certos aborrecimentos.

Os limites geográficos da nova paróquia foram desmembrados da Paróquia da Catedral Nossa Senhora Aparecida e da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
A nova paróquia, atualmente, abrange as Vilas Annes, Victor Issler, Vergueiro, Eliza e Fátima no perímetro urbano. Na zona rural, por ocasião da criação da paróquia, recebeu as capelas de Coxilha, Colônia Miranda, São Sebastião, Rio do Peixe, Rincão das Quinas e Engenho D'Água.

Em 1977, devido ao acúmulo de trabalhos do Pároco e havendo acordo entre a Cúria Diocesana e as Paróquias de Sertão e Tapejara, toda região rural, menos Coxilha, passou para a jurisdição das Paróquias de Sertão e Tapejara. Isto até 1982 quando houve novamente o remanejo e essas capelas voltaram a pertencer à Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Em maio de 1985, foi criada a Paróquia São José, do bairro São José, e juntamente com o decreto de criação da nova paróquia foram anexadas todas as capelas da zona rural da Paróquia Nossa Senhora de Fátima a esta nova paróquia. Assim a Paróquia de Fátima ficou restrita ao perímetro urbano. A paróquia, por sua característica sociocultural divide-se em dois bairros de classe média, menos populosos e três de classe proletária pobre, com uma densidade demográfica alta.

Hoje nos deparamos com a invasão de muitas seitas, fruto da intensa religiosidade do povo, aliada a falta de um conhecimento maior da fé católica. Também é fruto do proselitismo de algumas denominações religiosas que se aproveitam das necessidades espirituais e materiais do povo.

Mesmo com essas dificuldades encontramos grupos, movimentos e pastorais dispostos à Evangelização e dinamização dos trabalhos paroquiais. A catequese e a liturgia encontram muitos leigos que assumem alegremente sua organização e execução.

Local e Contato

Endereço: Rua Tupinambá, 507 CEP: 99020-160 | Passo Fundo