Imaculado Coração de Maria | Victor Graeff

Data da fundação: 25 de novembro de 1984

Expediente na secretaria:
Segunda a sexta-feira: 13h30 às 17h30

O primeiro nome da localidade de Victor Graeff não tinha a atual sonoridade germânica, mas era bem brasileiro: Cochinho. Assim era conhecida a aglomeração de casas situada nas proximidades de Não-Me-Toque e que, antes de ser município, chegou a ser o segundo distrito de Não-Me-Toque. Dizem que o nome surgiu por causa de um pequeno bebedouro, ou cocho escavado em madeira, que existia na localidade e onde os carroceiros encontravam água para os animais.

Era o começo do século vinte. A região começava a ser colonizada. Era ainda o tempo dos transportes com carroça, tempo em que não se precisava de postos de gasolina, mas de abastecimento de água para os carroceiros e seus animais de tração. Nas proximidades do "cochinho" foi surgindo pequena povoação que oferecia descanso e suprimentos aos carroceiros. Ao longo dos anos a povoação cresceu e recebeu então o nome primitivo de Cochinho.

A comunidade católica do Imaculado Coração de Maria foi criada no ano de 1904. Era atendida inicialmente pelos padres de Passo Fundo. A partir da presença franciscana em Não-Me-Toque, foi por eles atendida, desde 1914 até a criação da Paróquia, em 1984.

Hoje, o nome de Cochinho caiu em desuso, tendo sido substituído oficialmente por Victor Graeff, por ocasião da emancipação, ocorrida a 23 de outubro de 1965. A nova cidade recebeu este nome em homenagem ao Deputado Estadual Victor Oscar Graeff que, com muitos outros, foi um grande batalhador pela emancipação. Victor Graeff havia sido Prefeito de Passo Fundo. A emancipação aconteceu em pleno tempo da Revolução de 1964 e o primeiro Interventor do Município foi o Sr. Norberto Barth.

A população de Victor Graeff é predominantemente formada por famílias de origem alemã. As Igrejas Católica e Evangélica Luterana acompanham a população desde o início. A marca está nos belos templos situados ao redor da famosa praça central. Esta praça ficou conhecida em todo o Estado devido ao bom gosto da decoração natural, feita de modo artístico nos ciprestes e outras árvores da praça.

Com o fortalecimento do município e aumento da população, as lideranças começaram a solicitar a criação da Paróquia Católica, pois já existia a Evangélica. Foi construída a Casa paroquial nos anos de 1983 e 1984. O sonho de ser paróquia se concretizou em 25 de novembro de 1984, com a criação da Paróquia Imaculada Coração de Maria, de Victor Graeff. Os padres franciscanos de Não-Me-Toque, que por muitos anos atenderam Victor Graeff, deram lugar aos padres diocesanos, que assumiram a nova paróquia. A paróquia é formada por oito comunidades do município de Victor Graeff e a Capela Nossa Senhora de Linha Glória do município de Não- Me-Toque. A atual Igreja matriz foi inaugurada no ano 2003.

Local e Contato

Endereço: Avenida 25 de Julho, 668, Centro CEP: 99350-000 | Victor Graeff - RS