Paróquias

23.Ago - Vocação leiga: a dedicação presente em Evangelista
Vocação leiga: a dedicação presente em Evangelista

Os leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade em que estão inseridos. Através do batismo, receberam essa vocação de viver intensamente a serviço da construção do Reino de Deus. Dentro da comunidade cristã, os leigos são chamados a atuar em diversas frentes da igreja, sendo como catequistas, ministros da Eucaristia, agentes das diferentes pastorais e, principalmente, a serviço dos pobres e doentes. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando dos conselhos pastorais e econômicos.

Evangelista: dedicação e acolhida
Eles não são simples colaboradores do bispo e dos padres, mas membros ativos da comunidade, assumindo ministérios e serviços para o engrandecimento da Igreja de Cristo. E é justamente assim que acontece na paróquia Santo Antônio, em Evangelista. Lá, diversos leigos participam e se envolvem na comunidade, mas um pequeno grupo, em particular, é responsável por manter o funcionamento da paróquia: Silvia Possebon, Maria Luviza, Aimar Marchezzi (Tito), Marilene Possebon e Cristiane Provenci.

Silvia, Tito e Maria atuam de maneira ativa na Escola de Teologia, onde conseguem obter um conhecimento mais profundo sobre a Igreja. Além disso, Maria e Tito são ministros da Eucaristia atuantes na comunidade.Tito está completando 26 anos atuando como ministro da Eucaristia na comunidade, e faz um trabalho muito bonito celebrando a Palavra, com toda sua segurança e clareza, consegue transmitir o Evangelho a todos.

Maria além de ministra da Eucaristia, trabalha também como agente de saúde, onde realiza um trabalho que exige muito amor e dedicação, visitando todas as famílias, falando sobre saúde e com muito carisma dá muita atenção aos idosos e doentes. Silvia atua de forma envolvente na liturgia, além de ser catequista, se envolve em tudo que diz respeito à Igreja. “Para podermos atuar na nossa comunidade, Deus e a família são nossa grande base, sem Deus no coração e sem estarmos em sintonia total com a família, não poderíamos realizar nenhum trabalho na comunidade”, comenta ela.

Marilene é a coordenadora da catequese, onde, junto com os 18 catequistas da paróquia, atua na catequização de 36 crianças da comunidade, tendo como responsabilidade uma missa no primeiro domingo de cada mês, onde busca sempre envolver as crianças nas leituras e preces. Cristiane, além de catequista, também é a secretária paroquial, cuidando da limpeza da casa paroquial e da paróquia, bem como do pátio, e da manutenção das flores.

Envolvimento na comunidade
Além do envolvimento na rotina da comunidade, o grupo também orientou e organizou o Gesto Concreto de Solidariedade – durante a Solenidade de Corpus Christi – em que foram arrecadados alimento para doar ao hospital do município. Também, os leigos se envolvem nas celebrações, encontros de família na Igreja, na preparação das missas de Páscoa e Natal. Tudo feito com muita dedicação e amor. O testemunho de fé e dedicação destas pessoas inspiram a comunidade a crescer e prosperar cada dia mais, sem o cuidado e carinho a paróquia Santo Antônio de Evangelista não seria o que é hoje.

Amanda Nascimento | PASCOM Arquidiocesana
Jornal Preseça Arquidiocesana