Paróquias

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Tapejara acolhe padres Carlos Jaroceski e Elizeu Lisbôa

Tapejara e Vila Lângaro celebraram, no último domingo, 16, a Festa de Nossa Senhora de Lourdes e os 70 anos da construção da Gruta em homenagem à aparição de Virgem Maria para Santa Bernadete. Junto com a fé em Nossa Senhora, a comunidade celebrou, também, a chegada do novo pároco e novo vigário paroquial: padre Carlos Jaroceski, que atuava até então na paróquia São Vicente de Paulo assume o ministério ao lado do vigário, padre Elizeu Lisbôa, que estava na paróquia São Judas Tadeu, em Passo Fundo.

Enviado para viver a missão
Em sua homilia, dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo de Passo Fundo, destacou a fé em Nossa Senhora de Lourdes e o testemunho de Maria. “Ela é a mãe que acolheu o Filho e o trouxe a nós. Graças a Maria, Jesus veio a nós. Ela foi a primeira ouvinte e primeira seguidora dos ensinamentos de Cristo. E é por isso que ela tem tanto espaço em nossa fé”, destacou. Ele acrescentou, ainda, que o “sim” de Maria inspira, também, o padre a dizer o seu “sim” para a missão a qual é enviado. “É fundamental que nós, católicos, vivenciemos a nossa missão e cuidemos da Igreja. Somos os católicos de agora e somos responsáveis pela Igreja”, complementou.

O arcebispo destacou, ainda, que cabe ao padre a missão de ensinar e orientar os fiéis a partir da Palavra de Deus. “São Paulo dizia que Jesus não veio para se ocupar dos anjos, mas de gente como nós – com qualidades e limitações. O padre, enviado pela Igreja e orientado pelo Espírito Santo, precisa anunciar a Palavra de Deus e cuidar da fragilidade humana. É a sabedoria de Deus que deve nos orientar e é essa sabedoria que o padre deve anunciar. Sua missão é fazer com que essa Palavra se destaque, que provoque fatos, provoque atitudes, provoque a transformação de comportamentos”, enfatizou.

Depois, durante o rito de posse, ocorreu a leitura da provisão de posse do pároco e vigário que, mais tarde, receberam o Livro dos Evangelhos, a estola sacerdotal, as chaves do Sacrário e da paróquia e, também, a água e o óleo dos Catecúmenos - utilizados no sacramento do batismo - símbolos que representam a atuação junto à comunidade, o serviço em favor da Igreja e seu papel na construção da evangelização.

Gratidão
Ao fim da missa, a comunidade da paróquia agradeceu o trabalho realizado pelo padre Itamar Lavarda – que passa a atuar em Santo Antônio do Palma e Gentil – e, também, do padre Jorge Hahn – que atuará na paróquia São Judas Tadeu, em Passo Fundo. Ainda, a comunidade deu boas vindas ao novo pároco e vigário que, em suas falas, estacaram a gratidão pela acolhida e confiança.

“Fico muito feliz pelo novo desafio”, iniciou padre Elizeu. “Vamos continuar o trabalho que já vinham desempenhando. Vamos nos conhecer e trabalhar juntos. ME coloco à disposição e conto com a graça de Deus e com as orações de vocês”, finalizou. Padre Carlos também destacou a gratidão e a responsabilidade assumida. “Esta é uma paróquia com uma história bonita e que nos acolheu de coração aberto. Estamos motivados a caminhar com vocês”, iniciou. “Eu preciso da ajuda de vocês para que junto possamos construir esse caminho para o Reino que Jesus espera de nós e de sua Igreja”, concluiu.

Ao fim da celebração, dom Rodolfo Luís Weber ainda abençoou uma placa comemorativa que homenageia o padre Raimundo Damin, idealizador do projeto da Gruta em honra à Nossa Senhora de Lourdes, e o padre Itamar – responsável pelas restaurações realizadas.

Sammara Garbelotto

Indique a um amigo

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.