Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Paróquias
 
11.Fev - Posses: Ciríaco recebe padre Bruno Silva
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Posses: Ciríaco recebe padre Bruno Silva

Inspirada pelo Evangelho de Mateus, que orienta os fiéis a serem Sal da Terra e Luz do Mundo, a comunidade de Ciríaco acolheu, no último sábado, 08, o novo pároco – padre Bruno César de Almeida Silva - que até então atuava na paróquia São José, em Passo Fundo.  


Sal da Terra e Luz do Mundo
Em uma celebração solene e repleta de simbologias, a comunidade compreendeu um pouco mais sobre o papel do padre na orientação dos cristãos. Em sua fala, o arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber, abordou a missão do padre de estar junto à Igreja, promover a unidade e orientar as comunidades para que vivam o Evangelho. “Cada padre tem o seu jeito, os seus gostos, a sua forma de vivenciar, as suas marcas pessoais. Porém, mantemos a unidade e isto é o mais importante. Uma das missões do padre é justamente essa: garantir a unidade nas comunidades”, iniciou. O arcebispo também resgatou o Evangelho do dia. “Se o seguidor de Cristo não for Sal e Luz, para que serve? Se ele faz a mesma coisa do que aqueles que não acreditam, para que serve? Se o Evangelho não transformou a vida do seguidor de Cristo, de que adianta? E o padre apresenta esta tarefa à comunidade: ser Sal da Terra e Luz do mundo. E que o padre seja o primeiro a vivenciar aquilo que transmite”, complementou.


“São importantes três ações na vida de um padre: estar à frente, caminhar junto e estar atrás, para buscar aqueles que se perdem”, continuou o arcebispo. “E algo que é essencial, que jamais podemos esquecer, é a Palavra de Deus. O padre é aquele que é enviado para anunciar a Palavra, quem ensina. Quanto mais a Palavra de Deus for a palavra que nos ajuda a tomar decisão na vida, mais unidade teremos. O padre é, em primeiro lugar, aquele que apresenta ao mundo a Palavra de Deus”, completou.


Depois, durante o rito de posse, ocorreu a leitura da provisão de posse do pároco que, mais tarde, recebeu o Livro dos Evangelhos, a estola sacerdotal, as chaves do Sacrário e da paróquia e, também, a água e o óleo dos Catecúmenos - utilizados no sacramento do batismo - símbolos que representam a atuação junto à comunidade, o serviço em favor da Igreja e seu papel na construção da evangelização. 


Gratidão
Ao fim da missa, a comunidade da paróquia agradeceu o trabalho realizado pelo padre Valcir Rizzardi – que passa a atuar na paróquia de Montauri – e, também, deu boas vindas ao novo pároco. Ainda, a comunidade da paróquia São José, em Passo Fundo, também acompanhou a posse do padre Bruno e demonstrou gratidão pelo trabalho realizado junto às comunidades.


Em sua fala, padre Bruno agradeceu e motivou a comunidade a desempenhar, junto dele, a sua missão na Igreja. “Quando um padre novo chega, todo mundo cria muita expectativa. Algumas suprimos, outras não, mas, de qualquer forma, é natural que nosso coração trema. Há muito o que conhecer e descobrir. A chega é, sempre, um tempo de escuta e, depois, de pensarmos e propormos caminhos”, iniciou e complementou agradecendo à Arquidiocese e à comunidade da paróquia São José onde atuou nos últimos quatro anos. “Chego em Ciríaco mais experiente porque tive uma comunidade que me acolheu e me ajudou a aprender - errando, acertando, consertando”, continuou.


O novo pároco também destacou que a sua missão será vivenciada junto à paróquia e, especialmente, entre as famílias. “Eu acredito muito na família e quero, por isso, trabalhar pelas famílias, pelo matrimônio. Há uma beleza imensa na família cristã que precisa ser valorizada”, enfatizou e concluiu: “Chego para dar continuidade à missão da Igreja neste lugar. Esperem de mim alguém que gosta de escutar, de abraçar e de estar próximo da comunidade”.

 

Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br


Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.