Paróquias

26.Set - Bom Jesus: catequese vivencia retiros de formação
Bom Jesus: catequese vivencia retiros de formação

No processo de Iniciação à Vida Cristã, os batizados que se preparam para os sacramentos são animados pelo encontro com Jesus e com os irmãos de caminhada. Assim, inseridos neste contexto e com este objetivo, os catequizandos da paróquia Bom Jesus, em Carazinho, realizaram o retiro de preparação para a Crisma e para a Primeira Eucaristia no final de semana de 23 e 24 de setembro.

Crismandos: Inspiração no Evangelho

Orientados pela Equipe Vocacional da Arquidiocese de Passo Fundo, os crismandos refletiram sobre o sentido da vida a partir do texto bíblico do Bom Samaritano  - que pode ser encontrado no capítulo 10 do Evangelho de Lucas, nos versículos 29-37. Aproveitando este momento especial, aqueles que se preparam para o sacramento da Confirmação renovaram as promessas do batismo durante uma missa presidida pelo padre Eberson Fontana, atuante no Serviço de Animação Vocacional.

Eucaristia: a importância do pão

Já os catequizandos que se preparam para receber Jesus na Eucaristia pela primeira vez, estiveram reunidos com seus pais e familiares para o retiro que foi conduzido pelo pároco, padre Mateus Danieli, e, também, pelas catequistas das comunidades. Após refletirem sobre a importância do pão, os catequizandos puderam vivenciar a prática: uma catequista amassou um pão que, depois, foi assado e repartido após a missa. As famílias também tiveram a oportunidade de partilharem o alimento e a vida com um tempo de convivência. O encontro foi concluído com a celebração da eucaristia que foi explicada parte a parte para os participantes.

Vivência da IVC

Estes momentos, especiais na vida cristã, são fundamentais para que se possa entender o que diz o Documento 107 sobre a Iniciação à Vida Cristã, no número 78: “A iniciação religiosa pode ser definida como um caminho progressivo, por meio de etapas, de ritos e de ensinamentos, que visam realizar uma transformação religiosa e social do iniciado. A iniciação equivale ao ingresso em uma vida nova, a uma mudança existencial para que o iniciado possa sentir que tem uma nova identidade, um compromisso especial”.

Texto: Padre Mateus Danieli | Paróquia Bom Jesus