Paróquias

18.Dez - 34° Romaria Vocacional: inspirados pelo testemunho do Mons. João Benvegnú
34° Romaria Vocacional: inspirados pelo testemunho do Mons. João Benvegnú

O desejo de celebrar a vida, a história e a atuação do Monsenhor João Benvegnú, ao lado da esperança pela beatificação daquele que é chamado Servo de Deus, é o que anima os milhares de romeiros que se encaminham, nos dias 04 e 05 de janeiro, para a cidade de São Domingos do Sul. A Romaria Vocacional que acolhe, tradicionalmente, cerca de 50 mil fiéis, chega, em 2020, a sua 34ª edição já está sendo preparada pela equipe de voluntários e rezará o tema “Vocação é missão!”.

Viver a missão
Além de estimular o processo de beatificação, a Romaria é a oportunidade de olhar para a história do sacerdote – que faleceu em 1986 – e observar o seu testemunho de vida de evangelização, motivação para as vocações sacerdotais e, também, de olhar para o próximo com um olhar bondoso. Neste sentido, a proposta é, através da programação, tema e lema - “Batizados e Enviados!” – motivar a comunidade para ações práticas de encontro com o outro e com Deus e, também, retomar o sentido do Mês Missionário Extraordinário – convocado pelo papa Francisco e vivido pela Igreja do mundo no mês de outubro de 2019. “A Romaria quer lembrar o legado, história e testemunho do Servo de Deus Monsenhor João Benvegnú”, destaca o pároco de São Domingos do Sul, padre Claudir Pressi “O Monsenhor foi um padre que, por mais de 50 anos, serviu a essa comunidade deixando marcas profundas com seu amor à Eucaristia e incentivo incansável às vocações sacerdotais e religiosas”, destaca.

O padre ressalta, também, que a proposta da Romaria é, de uma forma geral, incentivar a comunidade a vivenciar a missão. “O Monsenhor buscou promover a dignidade e o bem-estar das pessoas. Suas obras são imensas e marcam profundamente o povo da região e da Igreja como um todo. Queremos, realmente, que o testemunho do Servo de Deus nos contagie”, coloca. Ele acrescenta, ainda, que este ano um pensamento do Monsenhor ganhará foco e será desenvolvido ao lado do tema e lema da Romaria. “Ele dizia: ‘Quem dá importância a toda pessoa e procura causar-lhe prazer, revela muita fé e sabedoria’. E nós vamos, dentro do tema e lema, trazer e reforçar essa perspectiva. O tema quer estar em sintonia com toda a caminhada da Igreja e com o olhar do papa Francisco. É um tema que queremos trabalhar profundamente”, complementa o padre.

A Romaria – que envolve mais de 600 voluntários - busca, também, estar em sintonia com toda a vida e missão cristã que nasce, cresce e acontece na vivência daquilo que o cristão recebe no Batismo – primeiro sacramento celebrado. Neste sentido, todas as celebrações se propõem a rezar, refletir e viver o chamado à vocação através da Iniciação à Vida Cristã e, ainda, dos conceitos de Igreja em permanente Missão, Cuidado da Casa Comum - Ecologia Integral e, por fim, de um Ambiente vocacional e missionário. “A Romaria é parte da caminhada da Igreja da Arquidiocese. A 34ª Romaria será uma oportunidade para que os leigos e leigas – todo batizado e batizada – se inspire e se fortaleça na sua missão. Será um grande momento de fé, de renovar nossa missão, de sermos Igreja através da inspiração do testemunho do Servo de Deus”, conclui.

Programação
A programação da Romaria Vocacional se inicia com o Tríduo Preparatório, nos dias 01, 02 e 03 de janeiro, celebrando o lema escolhido para este ano. No sábado, 04, a comunidade celebra, às 09h30, a Missa das Peregrinações; às 17h a Missa das Bênçãos e Graças e, às 20h, a Missa Caminhos da Luz com a procissão luminosa e bênção da luz - atividade já tradicional na Romaria. Por fim, no domingo, 05, às 7h30 a Igreja Matriz de São Domingos do Sul celebra a primeira missa do dia. Às 10h, a Missa da Saúde será presidida por dom Rodolfo e, mais tarde, às 15h acontece a missa com as bênçãos do Servo de Deus, Monsenhor João Benvegnú.

Sammara Garbelotto