Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
31.Mai - Visita pastoral: instrumento de evangelização e unidade
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Visita pastoral: instrumento de evangelização e unidade

“É um grande momento para a evangelização”. É assim que dom Rodolfo Luís Weber, arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo, sintetiza as visitas pastorais que iniciaram no fim de maio na paróquia São Cristóvão, em Passo Fundo, e seguem pelos próximos cinco anos em toda a Arquidiocese. Parte do ministério do arcebispo, a visita pastoral é, na prática da pastoral, mais que uma obrigação e se constitui, na realidade, um instrumento de pastoreio que auxilia no anúncio da mensagem da Igreja e colabora, ainda, para a unidade da Arquidiocese.



Unidade, fé e comunhão

Realizada com o objetivo de proporcionar que o arcebispo conheça a realidade das paróquias e comunidades, a visita pastoral é, também, o momento de animar os fiéis, de reavivar a comunhão eclesial e, também, de fomentar o diálogo com lideranças, organizações e movimentos da sociedade civil. “A visita faz parte da presença do bispo junto às instituições. Podemos entender como uma obrigação porque ajuda a organizar a vida do bispo, mas é mais do que isso: é um meio para exercer o ministério episcopal”, inicia o arcebispo que acrescenta, ainda, que é a oportunidade de orientar a Arquidiocese. “Orientar significa manter a unidade e o rumo, animar as pessoas, orientar na fé, corrigir problemas, enfrentar situações. Se torna um grande momento de evangelização e, ao mesmo tempo, é um espaço que o bispo tem de convivência mais demorada com os padres e com as lideranças locais. A visita permite ter essa dimensão de conhecimento e a dimensão de pastoreio”, coloca. “Não é uma visita técnica ou fiscal. É uma visita espiritual”, complementa.



Há pouco mais de um ano à frente da Arquidiocese, dom Rodolfo já visitou todas as paróquias e parte das comunidades durante as crismas e reuniões de área realizadas em cada paróquia. “Como visita pastoral, oficialmente, a São Cristóvão foi a primeira paróquia que visitei. Ano passado visitei todas as paróquias e isso se constitui, também, como visita pastoral – não com uma programação mais longa. Claro que a visita pastoral é importante, mas, também é importante outros momentos de convivência com as comunidades e paróquias.”, coloca o arcebispo que, nesta quinta-feira, 01, inicia a visita pastoral na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Nova Boa Vista.



Programação

Para 2017, estão programadas, no total, oito visitas pastorais que envolvem o arcebispo, os padres e a comunidade em celebrações litúrgicas, reuniões, assembleias e, também, revisão dos documentos obrigatórios da paróquia e, ainda, acompanhamento de assuntos econômicos e pastorais.



Sammara Garbelotto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.