24.Set - Uma educação na fé sem a Palavra de Deus não é educação da fé

Cerca de 50 catequistas, padres e religiosas das coordenações diocesanas de catequese de quatro arquidioceses e quatorze dioceses do Regional Sul 3 participaram de Encontro Regional, nos dias 23 e 24 de setembro, na Casa Santa Teresa das Salesianas, em Porto Alegre (RS). Entre eles está a irmã Nilva Brugnera, coordenadora da Catequese na Arquidiocese de Passo Fundo.

O primeiro dia do encontro, 23, foi dedicado ao estudo do livreto de n° 6 – Coleção: Catequese a luz do Diretório Nacional de Catequese (2015-2016), da CNBB, assessorado pela Ir. Maria Aparecida Barbosa, ICM, com o tema: Palavra de Deus, fonte da catequese.

“Estamos estudando este livro com o intuito de avançar na animação bíblica da pastoral e num catequese bíblico inicial. Ultimamente, temos incentivado a implementação de uma catequese mais bíblica, vivencial e iniciática. Para a Coordenação Regional, que é formada pelas coordenações diocesanas, é de grande inspiração para o seu trabalho. O Regional já vem fazendo isso há mais tempo, mas a proposta agora é juntar as duas urgências da ação evangelizadora da Igreja do Brasil. Unir as urgências ‘Igreja, casa de animação da vida cristã’ com a ‘Lugar da Animação Bíblica Pastoral’ para dar passos qualitativos e ousados no uso da Sagrada Escritura na Catequese”, explicou Ir. Maria Barbosa.

Já o segundo dia, 24, foi dedicado um tempo para breves comunicações, o Planejamento 2016 e a organização da IIª Jornada Estadual de Catequistas, que acontecerá no próximo ano.

A IIª Jornada Estadual de Catequistas está programada para o próximo mês de setembro com o tema ‘Palavra de Deus, fonte da catequese’, e o lema ‘A Palavra de Deus está perto de ti, em tua boca em teu coração (Dt 30,11-14). Com o objetivo de fortalecer a caminhada da Iniciação à Vida da Igreja do Rio Grande do Sul, na fonte da Palavra de Deus.

O Pe. Décio José Walker, da Diocese de Santo Ângelo, e ex-assessor da Comissão Bíblica da CNBB, em Brasília, afirma: “Tenho andado pelo Brasil todo para o acompanhamento da animação bíblica catequética e pude perceber muitas experiências bonitas e desafios a serem enfrentados nesta área. Vejo os sinais do Reino acontecendo. A Palavra de Deus esta produzindo seu efeito. Ela esta entrando na vida a partir do coração e não tanto pela mente. As informações são necessárias, mas a vivência, a experiência é que esta ajudando as pessoas a vivenciarem a Palavra de Deus”, declarou.

De acordo com Arcebispo de Pelotas e Referencial para a dimensão Bíblico-Catequético do Regional Sul 3, Dom Jacinto Bergmann, as coordenações diocesanas se reuniram pela segunda vez neste ano para se fortalecer diante dos grandes temas que envolvem a animação bíblica catequética e preparar para um encontro estadual. “Neste encontro estudamos o tema que vamos desenvolver no próximo ano para a IIª Jornada Estadual de Catequistas do Estado do Rio Grande do Sul. Estamos vendo como a catequese se alimenta da Palavra de Deus. Uma educação na fé sem a Palavra de Deus não é educação da fé”, avaliou.

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3