29.Mar - Temática da 38ª Romaria da Terra é debatida em reunião preparatória
Temática da 38ª Romaria da Terra é debatida em reunião preparatória

A mesa repleta de materiais anuncia: é tempo de planejar a 38ª Romaria da Terra. Com o objetivo especial de pensar o tema, o lema e os materiais preparatórios para o encontro, a Arquidiocese de Passo Fundo se reuniu na manhã deste sábado, 29 de março.

A Romaria acontecerá pela quarta vez na Arquidiocese, nesta ocasião em David Canabarro, dia 17 de fevereiro de 2015. Em 1982, o momento ocorreu na Encruzilhada Natalino; em 1986, na Fazenda Annoni; e no ano de 2000, em Casca.

O encontro deste sábado debateu algumas sugestões de temas e lemas para a 38ª Romaria, trazendo presente os assuntos da agricultura familiar, vida digna para todos, sucessão da terra, políticas públicas e sustentabilidade social. Para os materiais, foi proposta a construção de um quinto encontro para grupos de família motivando para a romaria,  incluindo no material regional preparado pela equipe de liturgia. Além disso, apontou-se a necessidade de confecção de um cartaz e a possibilidade de produzir uma revista e um jornal, ambos trabalhando a temática como preparação da 38ª Romaria da Terra.

As propostas, tanto no que diz respeito ao material quanto ao tema e lema do encontro serão debatidas, aprofundadas e definidas na primeira ampliada da Romaria da Terra, que ocorrerá dia 17 de maio, em David Canabarro. O encontro, que também foi pautado nesta reunião, contará com as assessorias de Vilmar Leitzke e Pe. Ivanir Rodighero, iniciando às 09h00min e concluindo as 19h00min, com a participação da missa na comunidade.

Na reunião estavam presentes a secretária regional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Simone Pegoraro; Pe Edí Fávero, pároco de David Canabarro e coordenador desta romaria; Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo de Passo Fundo, Pe. Renato Biasi, coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Ivanir Rodighero, Reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, Pe. Mateus Danieli, Reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, Marcelo Araújo, da equipe de comunicação da arquidiocese, Junior Centenaro, seminarista de Passo Fundo e Vilmar Leitzke, técnico da Emater.

Victória Holzbach