18.Nov - Seminaristas de Passo Fundo e Tapera participam de encontro de integração
Seminaristas de Passo Fundo e Tapera participam de encontro de integração

Os seminaristas das três etapas de formação da arquidiocese de Passo Fundo se reuniram no último sábado, 15 de novembro, para um encontro de integração e confraternização. O momento reuniu a Comunidade Formativa do Ensino Médio, residente no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Tapera, e as etapas da Filosofia e Teologia, do Seminário Maior Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo.

Contando com a participação de 16 seminaristas, os três formadores e o arcebispo, dom Antonio Carlos Altieri, o momento já é tradicional para as comunidades.

Padre Diego Tonet, animador vocacional e formador, explica: “o encontro de confraternização entre as etapas é um costume de longos anos em nossa Igreja Particular. Ele é importante por proporcionar momento de celebração, convívio, partilha e integração entre os seminaristas que, mesmo em etapas diferentes da formação, buscam o mesmo objetivo: discernir o chamado de Deus em suas vidas”.

A programação do encontro iniciou de manhã, com um momento de integração e descontração em uma partida de futebol. Em seguida ocorreu a Celebração Eucarística, que refletiu de forma especial a vocação dos jovens como chamado de Deus e celebrou a gratidão pela caminhada feita no ano até agora. Durante a celebração lembrou-se também de tantas pessoas que passaram pelo processo de formação e hoje estão nos vários espaços da sociedade como cristãos leigos que constituem famílias e engajam-se nas comunidades. Na homilia, dom Altieri lembrou que os maiores animadores vocacionais para despertar mais vocações para a vida no seminário são os próprios seminaristas, pois são reflexos do que pode se viver ou sentir.

Victória Holzbach

Colaboração: Seminarista Elizeu Moreira