Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
15.Fev - Seminário da CFE reflete Saneamento Básico na área pastoral de Sarandi
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A área pastoral de Sarandi acolheu no último sábado o Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica. O encontro, que reuniu padres, agentes e lideranças das paróquias de Barra Funda, Nova Boa Vista, Pontão, Ronda Alta, Rondinha e Sarandi, contou com a participação de cerca de 200 pessoas. O seminário no local foi o sétimo dos nove previstos pela Arquidiocese de Passo Fundo.



A proposta de visitar cada área pastoral partiu da ideia de abranger ainda mais pessoas com o estudo e reflexão da temática da CFE, que em 2016 pauta o saneamento básico, a partir do tema “Casa Comum: Nossa Responsabilidade”.



Entre os pontos trabalhados no seminário estão a análise da realidade do saneamento básico no Brasil e as inspirações bíblicas para julgar essa situação, especialmente a partir do lema do livro de Amós, “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”.



Para olhar com mais atenção para a situação do saneamento básico em Sarandi, o encontro teve a participação de Rita Cleuze De Zorzi Pigozzo, da secretaria de educação do município. Rita apontou que muitos moradores não sabem da coleta do lixo e lembrou que os mercados da cidade fornecem sacolas coloridas para a separação dos resíduos. Segundo ela, muitas ações de conscientização já são realizadas, com destaque para o cuidado com as fontes e mananciais. Apesar disso, ainda há uma grande dificuldade com o lixo nas ruas durante os finais de semana, especialmente de embalagens de bebidas.



Atentos ao contexto local de suas cidades, os participantes partilharam diversas propostas de ações concretas que podem ser feitas por cada um, pela comunidade e pelo poder público para melhor a situação do saneamento.



Os seminários da Campanha da Fraternidade também são oportunidades fundamentais para divulgar o Fundo de Solidariedade da Arquidiocese, que em 16 anos já beneficiou 194 projetos. O FDS é formado pela Coleta da Solidariedade, realizada em todas as paróquias no Domingo de Ramos.



Uma das iniciativas apoiadas pelo Fundo é o Lar da Menina de Sarandi, que na ocasião apresentou as atividades desenvolvidas através de dois projetos, um para a produção de papel reciclado e outro para a organização de uma horta ecológica.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



 



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.