26.Mai - Seminário Arquidiocesano reflete desafios da Pastoral da Saúde
Seminário Arquidiocesano reflete desafios da Pastoral da Saúde

Com o objetivo de resgatar a dignidade e a cultura do bem viver, a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Passo Fundo promoveu no último sábado, 24, um seminário. O momento, que contou com a participação de cerca de 80 pessoas, reuniu agentes da Pastoral da Saúde de toda a região, além de alunos da Itepa Faculdades, do Ifibe e outros interessados no tema.

O encontro ocorreu no Colégio Notre Dame, em Passo Fundo, e quis especialmente conhecer, analisar e refletir coletivamente sobre os problemas atuais da saúde e sobre os serviços da Pastoral da Saúde, especialmente na Arquidiocese de Passo Fundo. Para isso, contou com o apoio de diversos assessores, que trabalharam a temática em seus mais diversos aspectos.

Para a abertura do Seminário, foram convidados Dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano; Dom Pedro Ercílio Simon, arcebispo e emérito e orientador espiritual da Pastoral da Saúde; João Maria Cardoso, coordenador da Pastoral na Arquidiocese; Luis Artur Rosa Filho, secretário municipal de saúde; Profª Bernardete Dalmolin, vice-reitora de extensão da UPF; Pe. Jair Carlesso, diretor do Itepa; e Iria Costa Jardim, coordenadora da Pastoral da Saúde do Regional Sul III.

Na ocasião, Dom Altieri alertou para a necessidade de sermos difusores do cuidado com o outro, sempre a exemplo de Jesus Cristo. “Estamos aqui buscando o fortalecimento de cada um e da Pastoral da Saúde”, afirmou o arcebispo. Já Dom Ercílio, lembrou de Pe. Alcides Guareschi, falecido este mês e declarou: “Espero que este seminário seja de reavivamento da Pastoral da Saúde e da luta pela vida”. O articulador da Pastoral da Saúde na Arquidiocese, Seu João Maria Cardoso, disse que o encontro precisa ser sinal de cuidado e aprendizado, “partilhando os saberes e sabores de nossos pais e avós”. Citando Dom Helder Câmara, Seu João ressaltou: “É apenas o começo de um começo”.

Na sequência do encontro, Pe. Ivanir Rodighero refletiu o tema “Saúde, Espiritualidade  e Bem Viver”. Já Lauro Foschiera, do  Cetap, realizou uma breve análise de conjuntura sobre a situação atual da saúde, especialmente no que diz respeito aos alimentos. Ainda na parte da manhã, a professora Bernardete Dalmolin e o Dr. Juarez Dal Vesco, debateram o cuidado com a saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro seguiu trabalhando o cuidado com a saúde através da nutrição em vista do bem viver, com a assessoria de Luiza Tonello Vargas.  Já Ir. Daiane Trentin apresentou o tema das doenças transmissíveis e contagiosas, apontando como se proteger para um bem viver. Para concluir, D. Julio Cesar Stobbe relatou os desafios e possibilidades da Pastoral da Saúde na Arquidiocese de Passo Fundo.

O Seminário concluiu levantando pistas de ação para a atuação da Pastoral da Saúde. Entre as mais destacadas estavam a valorização da saúde como ponto fundamental para o ser humano, a necessidade de se investir em formação, enfrentar forças adversas, promover um processo de conscientização social, valorizar a dimensão da família, promover a inclusão de jovens e caminhar na presença no exemplo.de Jesus Cristo.

Victória Holzbach