09.Out - Semana Missionária mobiliza paróquia Nossa Senhora De Lourdes, em Sarandi
Semana Missionária mobiliza paróquia Nossa Senhora De Lourdes, em Sarandi

Entre os dias 20 e 28 de setembro, os grupos de jovens e a comunidade da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Sarandi, viveram a Semana Missionária, proposta apresentada pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo e pelo Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul.

A preparação desta semana foi realizada com a participação de muitos jovens, entre eles representantes dos grupos jovens do Curso de Liderança Juvenil (CLJ), Cursilho Jovem, ONDA e JuveS.

No local, a Semana Missionária teve como objetivo mostrar que independente da realidade social e física, todos podem ser a palavra viva de Cristo, anunciando a Boa Nova.

Os trabalhos iniciaram na terça-feira, dia 23, com os integrantes do Cursilho Jovem e alguns membros do CLJ, que visitaram a APAE do município e realizaram diversas atividades, entre cantos, poesia, mensagens de reflexão e muitos abraços. A entidade atende crianças, adolescentes e adultos com deficiência física e mental.

Já no dia 24, quarta-feira, foi a vez de a JuveS entrar em ação no Patronato Julho Maílhos, que atende meninos de baixa renda em turno inverso ao escolar com oficinas de marcenaria. Na entidade os jovens realizaram cantos e uma roda de conversa.

Em seguida, na quinta-feira, as crianças do ONDA visitaram o Lar da Menina, que auxilia meninas de baixa renda em turno inverso das atividades escolares com aulas de reforço, teatro, artesanato e música. Durante a visita, foram realizados momentos de oração, encenação do evangelho do Filho Pródigo, partilha e conversa. Também na quinta-feira os jovens do Cursilho jovem retornaram a Apae para realizar o mesmo trabalho de evangelização no turno da tarde.

No sábado, dia 27, a JuveS/RS esteve na Casa de Passagem, que acolhe jovens e crianças que tiveram que ser afastadas de seu convívio familiar por diversos motivos. No mesmo dia, os jovens do CLJ visitaram a Casa do Idoso, onde idosos repousam e moram. Na entidade foram realizadas leitura de poesia, músicas e cantos e, em especial, muita conversa e brincadeiras.

Em seguida os jovens do CLJ foram ao Hospital Comunitário, onde conversaram com os internados, animando o dia com contos, histórias e reflexão, na ala psiquiátrica e na de internações. Um gesto simbólico que nenhum jovem esqueceu foi de dar um sorriso e um abraço em cada paciente para transmitir a alegria e a face jovem da Igreja nos dias de hoje, independente das dificuldades.

Em Sarandi, a Semana Missionária culminou em uma celebração eucarística com todos os grupos juvenis, na Igreja Matriz. Na ocasião, os jovens do CLJ realizaram os cantos, JuveS e ONDA a liturgia e Cursilho Jovem o ofertório e a ação de graças. Os jovens receberam ainda uma benção especial do pároco, padre João Granzotto.

A semana missionária foi uma grande oportunidade de crescimento não só espiritual, mas também social para os jovens que participaram. Confira a seguir os depoimentos de alguns participantes:

Para mim, ter ido ao Lar do Idoso, foi muito bom, uma ótima experiência física e espiritual. Poder conhecer novas pessoas, ver novos sorrisos, e tentar melhorar o dia a dia daqueles idosos, de uma forma muito alegre e jovem. E sempre tentando mostrar a face de Cristo e que Ele ama muito a todos nós!

Gabriela Gerevini Kasper, 12 anos. Integrante do CLJ

Estive participando da Semana Missionária, onde no sábado dia 27, visitei a Casa da Criança. Lá contamos histórias, falamos sobre o amor que Jesus tem por nós, cantamos; Foi muito bom poder participar e ver no rosto de cada criança a alegria de nos receber.

Larissa Wagner, 14 anos. Integrante da JuveS/RS

Participei da Semana Missionária – Jovem evangelizando Jovem -, momento em que passei para as meninas do Lar minha experiência como maruja no ONDA. Apresentamos um teatro que contava a Parábola do Filho Pródigo. Essa troca só me fez sentir bem e em paz, pois além de ter aprendido com essa nova experiência, espero ter conseguido contribuir na evangelização de outras jovens como eu.

Valenttina Goelzer, 13 anos. Integrante do ONDA

Para a Juves a Semana Missionária foi de dedicação à evangelização. Através da oração, cantos, mensagens e gestos, procuramos levar até as crianças do Patronato Julho Mailhos um momento de alegria e fé, para que conhecessem ainda mais Jesus Cristo e tivessem certeza que Ele é nosso melhor amigo e está do nosso lado sempre. Vimos no sorriso das crianças o amor que Cristo tem por nós e percebemos que não podemos perder a esperança de um mundo melhor.

Maiara Cristina Donassollo, 24 anos. Integrante da JuveS/RS.

Para o Cursilho Jovem a Semana Missionária foi um momento de renovação da fé, de reflexão, mas acima de tudo, de evangelização. Levar até crianças e jovens o amor que Jesus Cristo tem por nós, através de músicas, oração, abraços e pequenos gestos é gratificante e nos possibilita ver Cristo no olhar de nossos irmãos.

Maiara Cristina Donassollo, 24 anos. Integrante do Cursilho Jovem.

Pra mim ir no Hospital Comunitário foi uma experiência incrível, ver aquelas pessoas alegres, dava pra ver que elas realmente sentiam que Cristo estava ali, dava pra sentir a vibração mesmo de quem estava impossibilitado de falar. Era nítido o brilho no olhar deles e pra mim isso foi realmente gratificante!

Geferson de Lima Brescovit, 19 anos. Integrante do CLJ.

Clique aqui para visualizar o álbum de fotos.

Victória Holzbach

Colaboração: Bruna Salvi