Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
08.Mai - Scalabrinianos realizam Encontro Regional do Movimento Leigo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Scalabrinianos realizam Encontro Regional do Movimento Leigo

O carisma do bem-aventurado João Batista Scalabrini assumido como vocação, foi um dos pontos centrais do IV Encontro Regional do Movimento Leigo Scalabriniano (MLS), realizado no Recanto São Carlos, em Guaporé (RS) entre os dias 1 e 3 de maio.



O evento reuniu em torno de 100 participantes, entre eles, 90 leigos scalabrinianos de quatro dos sete países sul-americanos, que fazem parte da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes.



Acompanharam o encontro, o Superior Regional, padre Agenor Sbaraini (CS), além da Comissão Regional do MLS e dos dez sacerdotes que atuam como assessores espirituais do movimento leigo.  



Participaram representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, onde a Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeo, Scalabrinianos, mantém ações missionárias nas fronteiras, casas do migrante, apostolado do mar, centro de estudos, paróquias, na comunicação, entre outras atividades.



De acordo com o assessor espiritual do MLS na Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, padre Alexandre de Nardi Biolchi (CS), o MLS mantém 25 grupos de base na América do Sul, com aproximadamente 350 leigos engajados. Desses, 18 grupos de base enviaram representantes para o IV Encontro Regional. 



Animação     



Padre Alexandre observa que o MLS existe há 20 anos, com retomada das atividades na década de 90 e lembrou que entre 2014 e 2015, foi celebrado o Ano do Leigo Scalabriniano, cujas atividades tem prosseguimento.  



Durante o IV Encontro Regional houve inclusive, um resgate histórico, sobre o processo de formação do Movimento e a projeção das atividades futuras.



Temas como a espiritualidade e o carisma scalabriniano mereceram destaque em Guaporé, com a exposição do Superior padre Agenor Sbaraini e dos assessores espirituais, com reflexões sobre as respostas que os leigos e a Congregação podem oferecer aos novos fluxos migratórios na América do Sul.



Padre Alexandre informa ainda que durante o evento, houve a partilha de alguns grupos sobre o trabalho que os leigos realizam, como parte da família scalabriniana.   



Outro momento forte do encontro, foi a celebração dos MLS com a comunidade da paróquia Santo Antonio, onde a Congregação Scalabriniana realiza ação pastoral há 100 anos. 



Diretrizes



No dia 2 de maio, foram lançadas as Diretrizes do MLS para a Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes.



As diretrizes, explica padre Alexandre, são orientações e critérios do ponto de vista do carisma, espiritualidade e organização do MLS.



Ele explica também que a Comissão Regional do MLS esteve reunida no encerramento do evento e projetou atividades futuras, destacando que em cada antiga província scalabriniana, também nesse meio tempo, ocorrerão os encontros anuais do movimento.   



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Roseli Lara/ Rede Scalabriniana de Comunicação



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.