18.Nov - Scalabrinianos realizam encontro de leigos em Guaporé

Além do apostolado individual, os leigos são chamados ao apostolado de grupo, podendo constituir movimentos, associações ou outros grupos. Neste dinamismo eclesial cresce, dia após dia, a participação de grupos leigos na espiritualidade e no apostolado de Institutos Religiosos, ampliando a dimensão da complementaridade: Da parte de uns com a espiritualidade própria de uma família religiosa, e da parte de outros, com a extensão da vitalidade do carisma na sociedade. Segundo João Paulo II, esta presença manifesta “a riqueza e a versatilidade dos recursos que o Espírito Santo infunde no tecido eclesial, para levar o evangelho de Cristo, fonte de esperanç, para o homem e a renovação da sociedade”.

Para valorizar os leigos e leigas que se empenham no serviço missionário e apostólico em prol do migrante mais necessitado, aconteceu nos dias 14 e 15 de novembro, no Recanto São Carlos, em Guaporé, o 4º Encontro de Leigos e Leigas Scalabrinianos da Provincia de São Pedro.

O encontro reuniu delegações de Sarandi, Rondinha, Nova Bassano, Encantado, Guaporé, Serrafina Correa, Cascavel (PR) e Campos Novos (SC). Durante os dois dias, os participantes viveram momentos intensos de formação, oração, espiritualidades, celebrações, conhecimento, convivência, fé, companheirismo e partilha de experiências do trabalho dos leigos e leigas.

Um dos destaques foi a apresentação das Diretrizes do Movimento Leigo Scalabriniano, que orienta e reforça as melhores maneiras de acolher e ajudar os migrantes em cada paróquia ou comunidade.

Victória Holzbach

Colaboração: Fernando Concatto