Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
22.Set - Romaria de São Miguel: 145 anos de devoção
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Peregrinação, que é a mais antiga do estado, acontece neste final de semana



Em sintonia com a proposta do papa Francisco, que definiu o Ano Santo da Misericórdia, a 145ª edição da Romaria de São Miguel, que acontece neste domingo, 25, reza o lema “São Miguel, ajuda-nos a viver a misericórdia na família” e busca reunir, mais uma vez, milhares de fiéis devotos ao arcanjo em Passo Fundo e região.



A peregrinação - que acontece desde 1871 sendo, assim, a mais antiga do Rio Grande do Sul – envolve o trabalho da Paróquia São Vicente de Paulo e, também, das comunidades da área, especialmente da localidade do Pinheiro Torto, local onde está construída a Capela de São Miguel. Antes da Romaria, no entanto, os romeiros se reúnem em preparação: desde a quarta-feira, 21, a Capela recebe a comunidade em celebrações que refletem o lema da Romaria. “Essas liturgias ajudam a vivenciar a devoção a São Miguel”, comenta o pároco da São Vicente de Paulo, Carlos Jaroceski. O tríduo será encerrado nesta sexta-feira, 23, com uma procissão luminosa que inicia no Posto São Miguel e segue em direção à Capela.



Programação

No domingo, às 8h30, tanto a paróquia São Vicente de Paulo quanto a Capela iniciam a manhã com uma missa de acolhida aos fiéis. A peregrinação, de fato, inicia às 9h15 em frente à igreja São Vicente e segue em direção à Capela onde por volta das 10h30 será realizada uma missa festiva com a presença da imagem histórica de São Miguel. Mais tarde, às 11h30, o Grupo Alforria de São Miguel faz uma apresentação cultural africana. Ainda, no local serão vendidos cartões para o almoço – com possibilidade de churrasco (2 kg a R$ 60) e carreteiro (R$ 10 a marmita). No local, também estará disponível o serviço de copa e cozinha com a venda de doces, bolos, pastéis, água e refrigerante. Na parte da tarde, será realizada a bênção da saúde e, por fim, a comunidade poderá prestigiar um momento de integração com a animação de uma banda.



História, religiosidade e devoção

Tradicional em Passo Fundo, a Romaria de São Miguel tem suas origens na história de dois escravos que, ainda no século XIX, voltavam da Guerra do Paraguai quando, ao chegarem às terras onde hoje fica o atual distrito do Pulador, uma pequena estatueta de São Miguel Arcanjo os impede de continuar. Inspirados pela imagem, nas terras de Bernardo Castanho Rocha, fugindo dos ares urbanos e direcionada para o povo do campo, foi construída, de pau-a-pique e com telhado de capim, uma pequena capela.



Hoje, reformada e tombada como patrimônio cultural, a capela é o foco da fé. “A devoção ao arcanjo é fundamentada no antigo e novo testamento quando se fala que Deus enviará anjos para cuidar de cada um dos seus pequeninos e, principalmente, dos mais necessitados – na época em que a imagem foi encontrada, os necessitados eram os escravos e, hoje, há tantas outras pessoas que precisam de força”, comenta o padre Carlos que acrescenta, ainda, que a Romaria é um símbolo de devoção. “Neste dia, pessoas comparecem mesmo com chuva ou com sol forte. Fazem sua caminhada, fazem seus pedidos, suas promessas”, continua o padre que, ao lado do seminarista Joule Santos e dos jovens do Curso de Liderança Juvenil, é responsável pela animação da procissão. “São Miguel é decretado como protetor de toda a Igreja Católica. Biblicamente é considerado aquele que defende contra as injustiças, contra qualquer tipo de violência. Hoje, está presente justamente pra ajudar a defender dos males que a sociedade e o mundo apresentam. Por isso, é tão importante que a cidade assuma esta Romaria e que possa, no domingo, fazer sua prece”, conclui.



Serviço

145º Romaria de São Miguel

8h30: Missa na Matriz São Vicente de Paulo | Missa na Capela de São Miguel

9h15: Peregrinação inicia na Matriz e segue em direção à Capela – 5km

10h30: Missa Festiva com a presença da Imagem

11h30: Apresentação cultural do Grupo Alforria

12h: Almoço

14h: Celebração | Bênção da Saúde | Música ao vivo com banda



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Foto: Rádio Planalto



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.