Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
12.Out - Romaria chega aos 35 anos de homenagens a Nossa Senhora Aparecida
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Apesar da chuva, milhares de romeiros participaram neste domingo da Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida, realizada em Passo Fundo há 35 anos.



Quase 300 anos depois do encontro da pequena imagem de barro no Rio Paraíba, Nossa Senhora Aparecida continua movendo multidões de devotos por todo o Brasil. Na Arquidiocese de Passo Fundo, a romaria em honra a Santa chegou em 2015 na 35ª edição e reuniu neste domingo cerca de 150 mil romeiros.



A romaria é conhecida como a maior do interior do Brasil em homenagem a Nossa Senhora Aparecida e percorreu os 7 km entre a Catedral e o Santuário, em meio a uma garoa fina que não intimidou os devotos. Entre flores, anjos, pés descalços, velas e lágrimas, era evidente a falta de palavras para explicar a fé e a devoção de cada romeiro que caminhava guiado pela Mãe Maria.



Luciane Raquel Ferreira, devota de Nossa Senhora, participa há muitos anos da festa, agradecendo Maria pelo nascimento dos filhos, já que teve complicações durante as duas gravidezes. “A minha família tem fé em Maria e sabe que ela é a santinha protetora. Acreditamos e sempre deu certo”, afirmou. Já Cátia Kerler, de Pontão, acredita que a Santa é presença constante na sua vida. “Sempre que eu peço pra Nossa Senhora me conduzir e ajudar, sinto que ela está comigo. Estou aqui para agradecer as graças alcançadas”, ressaltou a romeira. – Confira a entrevista na íntegra em áudio no fim desta notícia.



Um dos momentos mais esperados pelos fieis e vivido com muita emoção por todos foi a chegada da imagem ao Santuário, que marcou o início da missa campal presidida pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo, dom Paulo De Conto, junto com diversos padres. Durante a homilia, o bispo apontou que é preciso buscar em nossa Senhora a força para seguir Jesus. “Olhemos para a mãe e com ela vamos juntos pedir vida, paz, justiça e fraternidade. Que Deus nos ajude para, através de Nossa Senhora, encontrar sempre mais esperança, misericórdia e muito amor”, frisou o Administrador Apostólico.



Como em todas as edições, a festa refletiu um tema especial, que este ano esteve em sintonia com o projeto da Igreja para a Arquidiocese de Passo Fundo: “Com a Mãe Maria vamos cuidar da Vida”. Além disso, a romaria rezou também por três intenções, pedindo a intercessão de Maria para as famílias, para as vocações e para as comunidades de toda a arquidiocese.



Veja as fotos da romaria no Facebook.



Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida



Este ano a romaria foi especial também pelo início da peregrinação de uma imagem que visitará as 53 paróquias e mais de 800 comunidades de toda a arquidiocese. A atividade marca o início das comemorações dos 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba, em 2017.



“A visita da Mãe é sempre bem vinda. Ela traz conforto, é repleta de cuidado, é sinal de vida. Já são 300 anos de caminhada, de amor e intercessão por todos os seus filhos e filhas, especialmente os menos favorecidos. Começamos a viver um momento especial de evangelização em todo o Brasil que venera essa querida Mãe, em um sinal de unidade, de fé e de compromisso”, afirma irmã Salete Rambo, responsável pela organização da peregrinação na arquidiocese.



A peregrinação inicia pela paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, de Tapera, que recebeu a imagem na tarde desde domingo, durante a bênção aos romeiros. Em seguida, passa pelas regiões de Tapejara, a partir de dezembro, depois pelas áreas de Guaporé e Casca, a partir de fevereiro e maio, respectivamente. Em junho de 2016, a imagem chega à região de Sarandi, seguindo em agosto para a área de David Canabarro. Passo Fundo acolhe a imagem de outubro a dezembro de 2016, entregando em seguida para a área de Marau. A cidade de Carazinho será a última a receber a visita da Santa, de abril a julho de 2017.



Mostra de Ações Sociais Solidárias



Pelo segundo ano, um dos destaques foi a Mostra de Ações Sociais Solidárias, onde os romeiros tiveram a oportunidade de conhecer na prática a ação realizada pela Igreja em toda a região norte do Estado e, de forma especial, o acompanhamento da Cáritas Arquidiocesana aos grupos de Economia Popular Solidária.



Organizada pela Cáritas, pelo Santuário Nossa Senhora Aparecida e pelo Fundo de Solidariedade, a iniciativa reuniu em torno de 70 grupos, entre eles três de Santa Maria. O espaço integrou grupos de Economia Popular Solidária que comercializaram artesanatos; produtos de alimentação, como panificação, lanches, sucos, hortigranjeiros e orgânicos; e algumas entidades sociais e pastorais da Igreja, que atendem crianças, adolescentes, jovens, mulheres, desempregados, catadores, pequenos agricultores, indígenas, quilombolas e tantas outras pessoas em situação de vulnerabilidade.



Conforme o padre Ladir Casagrande, um dos organizadores da iniciativa, apesar da chuva, a maioria dos grupos inscritos participaram, motivados por um espírito de solidariedade, entre-ajuda e participação. “É uma experiência que vai se consolidando cada vez mais e se tornando parte da romaria. Os grupos conseguem interagir com os romeiros e comercializar alguns produtos que produzem, divulgando a ideia da solidariedade, da economia popular e da fraternidade que deve ser uma marca do cristão”. Lembrando que aprendemos com Nossa Senhora a ser solidários, o sacerdote reforçou que é preciso viver essa espiritualidade cristã. “Não na lógica do capitalismo, que pensa somente no lucro, mas sim na lógica do cristianismo, procurando seguir os ensinamentos de Jesus que pede para que sejamos irmãos uns dos outros”, concluiu. - Ouça a entrevista completa no fim desta notícia.



Veja o álbum de fotos da Mostra no Facebook.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.