Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
12.Set - Representante da Arquidiocese participa da Assembleia da 5ª SSB
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
 Representante da Arquidiocese participa da Assembleia da 5ª SSB

Marcada como um esforço conjunto da sociedade civil na defesa dos direitos humanos e da natureza como expressão da solidariedade, a 5ª Semana Social Brasileira quer ser especialmente espaço de debate sobre o “Estado que temos e Estado que queremos”.



Neste sentido, para propiciar ainda mais esta reflexão, ocorreu na última semana, em Brasília, o Seminário Nacional da 5ª Semana Social Brasileira. Resultado de uma caminhada realizada na Arquidiocese, no Regional e no Nacional, o momento que reuniu cerca de 250 pessoas, levou em conta as manifestações e os clamores do povo para discutir um novo estado.



Representante da Arquidiocese de Passo Fundo e educador social da Cáritas Arquidiocesana, Franciel Bachi explica que “o problema não é o Estado, mas esse modelo vigente de Estado que não está conseguindo responder satisfatoriamente as necessidades da população. Para isso é necessário fortalecê-lo em vista do bem comum”.



A carta compromisso produzida na assembleia, destaca que a 5ª Semana Social Brasileira, ao debater este tema, procurou dar vez e voz ao conjunto da sociedade, bem como dos povos e comunidades impactadas pelas políticas do Estado, em sintonia com os clamores das ruas e suas reivindicações. “Estes são novos sujeitos políticos no processo de construção da sociedade e do Estado do Bem Viver, conviver, pertencer e ser. Seus fundamentos são a solidariedade, a fraternidade e a sustentabilidade para garantir vida plena às gerações presentes e futuras”, destaca o documento.



Ainda segundo a carta, o protagonismo dos movimentos sociais garantirá um Estado que se fundamente na democracia direta, participativa e representativa. “Acreditamos nos sinais de esperança presentes na sociedade e nas igrejas que apontam para um novo Estado e uma nova sociedade”, afirma.



Como principais encaminhamentos da assembleia foram definidas as prioridades mais urgentes para a transformação social: Reforma política; Demarcação das Terras Indígenas, dos Territórios Tradicionais, dos Quilombolas e Pesqueiros; Solicitar ao Papa Francisco que convoque um evento internacional sobre a Vida no Planeta; Apoio a reforma política que garanta a soberania popular; a Campanha da Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas; a convocação do Plebiscito Popular para uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva; a Campanha pela Demarcação dos Territórios Tradicionais e Pesqueiros.



Para ler na íntegra a Carta Compromisso da Assembleia Nacional da 5ª Semana Social Brasileira, clique aqui.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

www.caritaspf.com.br



 



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.