12.Set - Representante da Arquidiocese participa da Assembleia da 5ª SSB
 Representante da Arquidiocese participa da Assembleia da 5ª SSB

Marcada como um esforço conjunto da sociedade civil na defesa dos direitos humanos e da natureza como expressão da solidariedade, a 5ª Semana Social Brasileira quer ser especialmente espaço de debate sobre o “Estado que temos e Estado que queremos”.

Neste sentido, para propiciar ainda mais esta reflexão, ocorreu na última semana, em Brasília, o Seminário Nacional da 5ª Semana Social Brasileira. Resultado de uma caminhada realizada na Arquidiocese, no Regional e no Nacional, o momento que reuniu cerca de 250 pessoas, levou em conta as manifestações e os clamores do povo para discutir um novo estado.

Representante da Arquidiocese de Passo Fundo e educador social da Cáritas Arquidiocesana, Franciel Bachi explica que “o problema não é o Estado, mas esse modelo vigente de Estado que não está conseguindo responder satisfatoriamente as necessidades da população. Para isso é necessário fortalecê-lo em vista do bem comum”.

A carta compromisso produzida na assembleia, destaca que a 5ª Semana Social Brasileira, ao debater este tema, procurou dar vez e voz ao conjunto da sociedade, bem como dos povos e comunidades impactadas pelas políticas do Estado, em sintonia com os clamores das ruas e suas reivindicações. “Estes são novos sujeitos políticos no processo de construção da sociedade e do Estado do Bem Viver, conviver, pertencer e ser. Seus fundamentos são a solidariedade, a fraternidade e a sustentabilidade para garantir vida plena às gerações presentes e futuras”, destaca o documento.

Ainda segundo a carta, o protagonismo dos movimentos sociais garantirá um Estado que se fundamente na democracia direta, participativa e representativa. “Acreditamos nos sinais de esperança presentes na sociedade e nas igrejas que apontam para um novo Estado e uma nova sociedade”, afirma.

Como principais encaminhamentos da assembleia foram definidas as prioridades mais urgentes para a transformação social: Reforma política; Demarcação das Terras Indígenas, dos Territórios Tradicionais, dos Quilombolas e Pesqueiros; Solicitar ao Papa Francisco que convoque um evento internacional sobre a Vida no Planeta; Apoio a reforma política que garanta a soberania popular; a Campanha da Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas; a convocação do Plebiscito Popular para uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva; a Campanha pela Demarcação dos Territórios Tradicionais e Pesqueiros.

Para ler na íntegra a Carta Compromisso da Assembleia Nacional da 5ª Semana Social Brasileira, clique aqui.

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo