18.Nov - Regional Sul 3 reflete sobre a iniciação à vida cristã em Encontro dos Organismos

Nos dias 17 e 18 de novembro cerca de 50 membros da Presidência do Regional Sul 3, Conselho Episcopal Pastoral (CEP), Equipe de Coordenadores Diocesanos de Pastoral (ECODIPA), Equipe de Coordenadores Regionais de Setores e Serviços (ECORES) e Pascom/RS participaram do Encontro dos Organismos, na Casa de Retiro Vila Betânia, em Porto Alegre (RS), com a pauta: partilha do Projeto de Iniciação à Vida Cristã, encontrão da catequese 2016, avaliação do evento Bote Fé e Jornada Mundial da Juventude em 2016, as linhas de ação do Regional Sul 3, partilha e perspectivas.

Segundo dom Leomar, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e assessor do tema sobre a iniciação à vida cristã, muitas dioceses estão bem avançadas no caminho e com a preocupação de integrar cada vez mais a vida cristã na comunidade. “Todas têm uma grande preocupação de integrar os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia para formar discípulos de Jesus Cristo, valorizando a comunidade, destacando a leitura orante da Palavra de Deus e, principalmente, indo ao encontro daqueles que se afastaram da comunidade. É um sinal de grande esperança para o Rio Grande do Sul. É uma renovação da própria paróquia a partir da iniciação à vida cristã, pois o tempo é de esperança”, declarou dom Leomar.

Para a Coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude, Ir. Zenilde Fontes, a realização da partilha da caminhada da juventude neste último biênio (2014-2015) foi uma proposta de viver em conjunto com todas as dioceses o Projeto #EmMissão. “O projeto teve como ponto de partida uma vivência missionária no Paraguai, teve formação pelas Províncias Eclesiásticas, Escola de Formação para Assessores e subsídio celebrativo. As atividades tiveram como evento celebrativo a Segunda Edição do Bote Fé, no dia 01 de novembro em Porto Alegre. O processo de evangelização da juventude continua com o planejamento para a Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, na Polonia, em 2016”, reiterou Ir. Zenilde.

Na ocasião, a Pastoral da Comunicação do Rio Grande do Sul (Pascom/RS) esteve reunida com a presença de dez comunicadores de novo dioceses. Os bispos da Presidência do Regional Sul 3 recebeu pelas mãos da Coordenadora da Pascom/RS, Dorcelina Gomes, o Projeto Regional da Pastoral da Comunicação (2016-2019).

Os presentes prestaram homenagem a Dom Jaime Spengler, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre e Presidente do Regional, pelos seus 25 anos de ordenação presbiteral, lembrado no último dia 15. Às 20h houve celebração eucarística na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, presidida por dom Jaime com a participação do Clero da Arquidiocese, leigos e participantes do Encontro dos Organismos.

No segundo dia do encontro, 18, as atividades continuaram com os ajustes no calendário do para 2016, reflexão acerca linhas de ação do Regional, comunicações, avaliação e celebração eucarística de encerramento.

De acordo com o Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre e Presidente do Regional, Dom Jaime Spengler, “o encontro é uma oportunidade de afinarmos o passo percebi sua riqueza. Foi muito produtivo com momentos fortes de estudo e diálogo no encontro de linhas que possam sintonizar sempre mais o passo da Igreja no Rio Grande do Sul. Tenho muita esperança porque vemos uma participação engajada daqueles que compõem os organismos. Há um desejo de participação e de construir uma caminhada em sintonia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil”, concluiu.

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3