Notícias da Igreja

22.Nov - Regional Sul 3 realiza último Encontro dos Organismos em 2013
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Cerca de 50 lideranças do Regional Sul 3, entre bispos e responsáveis pela Ecodipa (Equipe dos Coordenadores Diocesanos de Pastoral) e Ecores (Equipe de Coordenadores Regionais de Setores), juntamente com o coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo, Pe. Ladir Casagrande, integraram o último Encontro dos Organismos do Regional Sul 3, neste ano. Ocorrido nos dias 19 e 20 de novembro, na Casa de Retiros Vila Betânia em Porto Alegre, para definir o calendário prioritário de atividades em 2014.

Dom Zeno Hastenteufel, presidente do Regional Sul 3, dom Canísio Klaus, vice-presidente, e dom Remídio José Bohn, secretário, representaram a instituição e acompanharam o evento, validando as definições. Dom Aloísio Dilli, bispo de Uruguaiana, dom Gilio Felicio, bispo de Bagé, e dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório, completaram o episcopado que organizou, de modo oficial e no âmbito interdiocesano, a vida da Igreja Católica no Rio Grande do Sul para o ano que vem.

Entre as diretrizes e os planos pastorais abordados no Encontro dos Organismos esteve a preparação da 37ª Romaria da Terra - Tapes (Vicariato de Guaíba), que acontece no dia 04 de marco de 2014 no Assentamento Lagoa do Junco. "Ainda há muita ignorância a respeito das questões que envolvem os assentamentos e a própria reforma agrária", frisaram pe. Adilson Corrêa e frei Wilson Dallagnol.

Encontro dos Organismos de 19 e 20 de novembro de 2013

A preocupação com a juventude rural perpassa uma das abordagens da 37ª Romaria da Terra, que tem organização do Regional Sul 3 da CNBB, da Comissão Pastoral da Terra e do Vicariato de Guaíba, pertencente à Arquidiocese de Porto Alegre. O tema da Romaria vai ser “Reforma Agrária, Cooperação e Agroecologia”, sob o lema "Cultivar Vida Saudável".

Apoio à Cáritas Internacional e o especial agradecimento de dom Canísio Klaus

Marinês Besson, representante da Cáritas-RS, salientou que, em 2014, a entidade promove uma campanha mundial com o tema “Uma Família Humana − Alimento para Todos”. De acordo com Marinês, no Brasil a campanha será rebatizada como “Uma Família Humana − Pão e Justiça para Todos”, já que a instituição não acredita na dignidade da estrutura familiar sem que ela venha acompanhada por justiça.

Dom Canísio Klaus agradeceu os votos pelo monsenhor frei João Inácio Müller que, em 25 de setembro, foi nomeado pelo Papa Francisco para ser o próximo bispo de Lorena (SP). Conforme destacou dom Canísio sobre o trabalho de formação teológica, frei Müller é o 18º religioso da Diocese de Santa Cruz do Sul que chega ao episcopado.

Dom Gilio Felicio evoca Zumbi dos Palmares durante homilia

A Missa de Encerramento do Encontro dos Organismos foi presidida por dom Gilio Felicio, e concelebrada por dom Jaime Pedro Kohl e pelo padre Adilson Corrêa. Em pleno 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, dom Gilio suscitou o exemplo positivo de Zumbi dos Palmares em sua homilia. “Ele colocou sua vida à disposição, na luta contra o regime de escravidão da população que chegou neste continente, nesta pátria amada Brasil”, citou o bispo de Bagé quanto ao tipo de insurgência que se levanta para não aceitar o sofrimento, a injustiça, a discriminação e a marginalização de qualquer pessoa.

Bispo referencial da Pastoral Afro-brasileira pelo Regional Sul 3, ele destacou que o 20 de Novembro é um dia para a reflexão. “Tantos afrodescendentes, e também as populações indígenas, estão vivendo distantes da cidadania a pleno título”, ressaltou dom Gilio. Para ele, esse é o dia de olhar com muito carinho, como disse o Papa Francisco, para as periferias existenciais: “lá estão as comunidades remanescentes de quilombos, lá estão os afrodescendentes, em sua maioria. Então, é importante que nós, para ser fiéis a Jesus Cristo e cidadãos de comprovada virtude, olhemos e façamos algo para que os negros tenham autoestima. Para que a sociedade possa viver políticas afirmativas em favor dessa população castigada pela escravidão e pelos mecanismos de discriminação racial”.

Em uma demonstração de fé no povo brasileiro, dom Gilio Felicio deixou um apelo: “a todos aqueles que pertencem à Igreja Católica Apostólica Romana, a todos os cidadãos do Brasil, eu conclamo para que celebremos com júbilo este herói Zumbi dos Palmares”.

Fonte: Eliana Patrícia Stumpf

Assessora de Comunicação Regional Sul 3 da CNBB

Indique a um amigo

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.