Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
12.Set - Regional Sul 3 realiza encontro de animação bíblico-catequética
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

O Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo (RS), sediou o Encontro da Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 3. Sob o acompanhamento de dom Jacinto Bergmann, presidente da Comissão Episcopal da Animação Bíblico-Catequética da CNBB e arcebispo de Pelotas, o evento aconteceu durante todo o dia 11 de setembro e terminou ao meio-dia desta quinta-feira.



“Nós já temos uma tradição de sempre reunir os coordenadores das dioceses gaúchas para a animação bíblico-catequética. No encontro desse segundo semestre nós estamos refletindo sobre a Liturgia das Horas, essa Oração da Igreja, e o Ofício das Comunidades, que é uma forma mais popular dessa liturgia no Brasil. E também ultimamos os preparativos para o VIII Sulão de Catequese”, comentou o arcebispo.



Dom Jacinto acentuou a importância do trabalho desenvolvido pelos milhares de catequistas de todo o Brasil. Para esse verdadeiro exército voluntário a serviço da palavra de Jesus Cristo, ele deixou uma mensagem: “A fé faz as pessoas felizes. A fé é realmente a alegria de viver, e nós temos que mostrar, novamente, que a fé é tudo na nossa vida”. Para ele, é necessário ter claro que hoje se vive numa sociedade pós-cristã e, diante dessa conjuntura, as pessoas envolvidas na animação bíblico-catequética precisam trabalhar inclusive os elementos da metodologia para a educação da fé.



Khronos e Kairós para explicar a Liturgia das Horas



A organização do Encontro da Animação Bíblico-Catequética ficou a cargo da irmã pastorinha Vilma Teresa Rech. Pertencente à Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, ir. Vilma é a coordenadora do setor no Regional Sul 3 da CNBB. Para o evento, compareceram representantes das 18 arqui/dioceses e dos vicariatos do RS, entre eles a irmã Nilva Brugnera, coordenadora Arquidiocesana da Catequese de Passo Fundo. 



Na manhã da quarta-feira 11 de setembro, após a celebração presidida pelo pe. Adilson, a irmã Ângela Soldera, da Diocese de Caxias do Sul, apresentou um aprofundamento teológico a respeito da Liturgia das Horas. Ela trouxe duas percepções sobre o tema central do encontro. A de quem anda de acordo com a hora marcada no relógio, que está muito mais ligada à economia e ao lucro, e é o Khronos; e a outra relatada na Bíblia como o tempo em que Deus realiza suas graças, que é o Kairós. “Ao interromper o trabalho pela oração, tem-se a libertação do tempo Khronos. Assim, somos lembrados pela oração, de que todo o tempo pertence a Deus”, ressaltou ir. Ângela.



ENCONTRO DO SETOR ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DO REGIONAL SUL III 8



Depois de pontuar que a escolha do tema Liturgia das Horas partiu justamente dos presentes ao último encontro, que sentiam a necessidade desse embasamento, irmã Ângela lembrou o belíssimo exemplo de tantas comunidades pelo Brasil: “eles reúnem-se todos os dias de manhã, antes de ir para seus trabalhos, a fim de fazer uma breve oração, a partir do Ofício Divino das Comunidades, no momento em que o dia se inicia”. A religiosa compartilhou seu testemunho: “quando feito sozinho, parece que o Ofício Divino das Comunidades perde a beleza e o seu sentido. Eu às vezes faço sozinha. Porém, o mais adequado é fazê-lo com pelo menos um grupo pequeno de pessoas, porque assim se está em comunhão”.



Dom Jacinto Bergmann ressaltou que, mesmo quando realizado por uma só pessoas, quem faz o Ofício Divino das Comunidades deve, em nome do amor a Jesus, lembrar de incluir preces pela comunidade. “Deve-se fazer o Ofício Divino das Comunidades como povo sacerdotal. Se alguém não tem como fazer em grupo, que o faça então sozinho”, orientou o arcebispo de Pelotas.



O Ofício Divino das Comunidades traz os 150 salmos da Bíblia, como oração de Jesus e em sentido cristológico, que ganham uma tradução muito mais poética do que literal para proporcionar a compreensão de todos, e não apenas dos sacerdotes e demais religiosos(as). Além disso, ali, os salmos são apresentados em um ritmo próprio que favorece sua leitura sob a forma de cânticos. Ainda no primeiro dia, a tarde foi separada especialmente para os grupos terem momentos de trocas de vivência. À noite houve uma Vigília em homenagem ao dia de hoje, em que se comemora a Festa do Nome de Maria.



Últimos preparativos do VIII Sulão de Catequese



Na manhã desta quinta-feira, as atividades foram iniciadas com a celebração pela data mariana. A última parte do encontro foi dedicada aos detalhes da organização do VIII Sulão de Catequese. O evento vai acontecer de 25 a 27 de outubro também no CECREI, em São Leopoldo. Para o VIII Sulão de Catequese são esperados representantes da animação bíblico-catequética de todas as arqui/dioceses dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dom Jacinto Bergmann confirmou a presença de dom José Antônio Peruzzo, bispo de Palmas-Francisco Beltrão, e dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba. Ao lado de dom Jacinto, eles comandam a Comissão Episcopal da Animação Bíblico-Catequética da CNBB no período 2011- 2015.     



ENCONTRO DO SETOR ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA DO REGIONAL SUL III 17



“É bonito nos reunirmos periodicamente, aprofundarmos um tema e, como estados do sul, continuarmos nessa caminhada de animar o povo de Deus com a palavra de Deus e a educação da fé. No Sulão nós vamos trabalhar o tema Catequista: Protagonista da Fé, do Amor e da Esperança. A nossa missão como catequistas é a de propagar as três virtudes teologais, aquelas virtudes que vêm de Deus, que são a fé, o amor e a esperança”, convocou dom Jacinto Bergmann.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@pastoral.com.br

Fonte: Eliana Patrícia Stumpf

Assessora de Comunicação Regional Sul 3 da CNBB 



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.