Notícias da Igreja

09.Nov - Regional Sul 3 enviará missionários para Moçambique
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! (Mc 16, 15).

Na última quinta-feira, 05, em espírito de serviço, o Conselho Missionário Regional (COMIRE) esteve reunido na sede do Regional Sul 3, em Porto Alegre, e avaliou as atividades realizadas em 2015. Participaram certa de vinte e cinco representantes da Juventude Missionária (JM), da Infância Missionária (IAM), do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISES) e do Conselho Missionário Diocesanos (COMIDIs).

O objetivo das reuniões do COMIRE tem dois âmbitos: formação e articulação. Na pauta da programação contou também com a presença do padre Scalabriano e Coordenador da Pastoral da Mobilidade Humana do Regional Sul 3, Marcos Cimadon, Scalabrian, que apresentou a realidade da imigração no país. “É sempre uma alegria estar servindo com a missão da Igreja. Nós não estamos fazendo proselitismo com os imigrantes, mas acolhendo a pessoa humana. Quem ama Jesus acolhe e serve as pessoas”, afirmou padre Cimadon.

Na ocasião, teve partilhas realizadas por representantes das dioceses. Para a representante da Diocese de Cachoeira do Sul, Maria Prates Fortes, “desenvolvemos um trabalho anualmente com a Infância Missionária e também com a Juventude Missionária. Fazemos formação, integração, convivência e partilha com os jovens e também com as crianças. São as formas que trabalhamos a dimensão missionária”, contou Prates.

O Bispo de Osório e Referencial da Dimensão Missionária do Regional, Dom Jaime Kohl, anunciou com alegria que três novos missionários estão partindo para a missão em Moçambique. “Estamos enviando missionários para além-fronteiras. Os três nomes são: Maria Roseclair Ribas, leiga, engenheira agrônoma, pertence a Arquidiocese de Porto Alegre, Pe. Domingos Manoel Lopes, pertence ao clero da Diocese de Bagé, e o Pe. Luiz Alves da Costa, da Diocese de Itabuna, na Bahia”, revelou dom Jaime.

Confira depoimento de dois dos três novos missionários:

Maria Roseclair Ribas, leiga, Engenharia Agrícola, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Arquidiocese de Porto Alegre.

“Há alguns anos atrás já tinha feito um trabalho de Voluntariado junto à Pastoral Missionária na qual tive o contato com a irmã Amália Vivian, que foi a de responsável por despertar em mim este interesse. Porém minha caminhada foi curta e tive de começar minha vida profissional, ou seja, atuar como Engenheira Agrônoma e este “desejo” ficou adormecido. Segui minha trajetória  profissional até os idos de 2002 quanto então minha mãe veio a adoecer eu, como filha mais nova, lhe assumi. Paralelamente, a esta função eu continuei meu trabalho na área Ambiental, em casa. Já muito tempo sem contato com a irmã Amália consegui seu e-mail e me comuniquei com ela (na ocasião ela estava nos EUA) e, nestes contatos manifestei minha vontade de voltar a pensar sobre isto, mas em um dos nosso diálogos ela me disse: “termine agora esta missão e se for para um dia ires a África, ela te será dada”. Perdi novamente o contato da irmã. Nunca mais nos falamos! Porém, em Agosto deste ano minha mãe veio a falecer e depois de 02 dias de sua morte tive um encontro “Providencial”, em Osório com Dom Jaime o qual não o conhecia. Em uma de  nossas conversar entrei no assunto de meus trabalhos profissionais junto com a Congregação do Pobres Servos e assim tudo foi se encaixando até chegar no trabalho junto à Pastoral Missionária. Desde agosto quando então nos falamos eu fiquei muito “mexida” com a proposta, mas não deixamos nada alinhavado. Apenas fomos conversando através de algumas ferramentas da internet. Em setembro nos reunimos e ali o assunto começou a tomar pé. Neste interim, eu fui pensar em me preparar espiritualmente para encontrar a resposta. Nessa caminhada, fui fazer o retiro sobre a liderança de Moisés  e neste retiro algo muito forte se manifestou em mim no momento da vivencia do Espírito Santo. Me emocionei muito neste momento. E logo depois ao me comunicar pedindo desculpas ao grupo falei que estava passando um momento difícil de luto e de desafios na minha vida pessoal. Nessa ocasião, uma senhora que sentava ao meu lado conversou comigo e comentamos sobre as poucas pessoas que tinham se inscrito para o “retiro”  e, nestas palavras ela me disse o seguinte: “Que Deus não escolhe os melhores, mas aqueles que Ele os elege para preparar””.

Padre Domingos Manoel Rodrigues Lopes, da Paróquia São Judas Tadeu, Diocese de Bagé.

“Estou me colocando à disposição para a missão em Moçambique. O que me motiva é a possibilidade de ser a presença da luz de Jesus, ser esperança junto às comunidades missionárias. É necessário marcar presença enquanto Regional Sul 3 e atuação em Moçambique. Diante de tudo isso vem o compromisso de um dia retornar e ser um agente motivador de mais leigos e religiosos para se disporem a abraçar essa causa. Temos muitas necessidades em nosso país, mas o povo de Moçambique também precisa de missionários. Não vou lá levar Jesus Cristo porque Ele já esta lá.”

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3

Indique a um amigo

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.