Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
06.Jun - Regional Sul 3 da CNBB vive semana intensa de Assembleia
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Regional Sul 3 da CNBB vive semana intensa de Assembleia

De 31 de maio a 03 de junho os bispos gaúchos passaram em assembleia no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo (RS). A assembleia aconteceu em três fases. No dia 31 apenas os arcebispos e bispos com a Presidência do Regional Sul 3 da Conferência Nacional do Brasil (CNBB). No dia 1° os bispos com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB/RS) representada pelos provinciais das congregações masculinas e femininas atuantes no Rio Grande do Sul. Já nos últimos dois dias aconteceu a assembleia geral da ação evangelizadora, com a participação dos coordenadores diocesanos de pastoral, dos movimentos e pastorais específicas do Rio Grande do Sul.



Segundo o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre e Presidente do Regional Sul 3, dom Jaime Spengler, “temos o habito de dividir a assembleia em três momentos. No primeiro dedicamos a uma conversa entre nós bispos. No segundo dia é dedicado a uma conversa, um diálogo fraterno com a vida religiosa consagrada nas mais diversas expressões de vida consagrada presentes no espaço do Regional Sul 3. Nos últimos dois dias é uma grande assembleia pastoral”, explicou dom Jaime.



Os temas tratados foram as Cinco Linhas de Ação Pastoral (2016-2019), os encontros celebrativos para Quaresma e Natal, o Ano da Misericórdia, a iniciação à vida cristã, Regimento do Regional, bem como as alegrias, desafios, realizações pastorais e comunicados diversos. Também na quinta-feira (02), a Pastoral da Comunicação Regional teve seu dia de formação com o doutor em Comunicação, Moisés Sbardelotto, com o tema: “Comunicação a serviço do Evangelho: possibilidades e desafios da Pascom”.



Para a coordenadora da CRB/RS, Ir. Paula Schneider, a assembleia constituiu num espaço de reflexão conjunta. “O nosso objetivo maior é animar e coordenar a vida religiosa no Rio Grande do Sul e não podemos fazer isso de forma isolada e nos unimos com a CNBB do RS. São duas conferências que não podem andar paralelas, mas de mãos dadas. Tratamos da ação pastoral, da animação vocacional e do decrescente número de religiosos nos últimos tempos. Percebemos que estamos diminuindo em números, mas mantemos a qualidade a altura”, contou Schneider.



De acordo com dom Jaime Spengler, a assembleia cumpriu com o objetivo esperado com grande participação, empenho e colaboração de todos. “Nós, os bispos do Rio Grande do Sul com toda a Igreja, queremos renovar a ação pastoral em todas as dioceses pela iniciação à vida Cristã e a leitura orante da Palavra de Deus. Queremos que a preparação para o Natal deste ano seja mais vigorosa, vistosa e intensa junto as nossas comunidades com uma apresentação de melhor qualidade, com conteúdo e proposta da leitura orante da Palavra de Deus. Outra preocupação nossa é a iniciação à vida cristã que as dioceses estão se empenhando para colocar em prática a indicação do Regional. Uma palavra de agradecimento pela participação e empenho de todos”, concluiu.



A conclusão da assembleia aconteceu na Diocese de Rio Grande com a posse do novo bispo diocesano, dom Ricardo Ricardo Hoepers.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.