Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
05.Nov - Presbíteros do Regional Sul 3 se reúnem para partilhar a alegria da vocação
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Cerca de 80 presbíteros das dioceses gaúchas participaram de 03 a 05 de novembro, do 34º Encontro Regional de Presbíteros, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo (RS), com o tema: “Presbíteros do Brasil: A alegria no anuncio do Evangelho” e o lema: “Eis que faço nova todas as coisas”.



Da Arquidiocese de Passo Fundo, participaram os padres Geraldo Collet, Eberson Fontana, Daniel Feltes e Leandro de Mello. Segundo o representante dos Presbíteros do Regional Sul e padre da Diocese de Erexim, Cleocir Bonetti, “o objetivo principal do encontro consiste na partilha da vida e da missão presbiteral. Escolhemos os delegados que irão participar do encontro nacional”. O Encontro Nacional de Presbíteros acontecerá nos dias 19 a 25 de abril de 2016, em Aparecida (SP).



Foram abordados três temas durante o encontro: “o contexto sociocultural da modernidade e pós-modernidade e seus desafios para a evangelização”, assessorado por Pe. José Roque Junges, Jesuíta; o “Presbítero e a Palavra”, com Pe. José Bonifácio, da Arquidiocese de Porto Alegre; e, a “Evangelii Gaudium, Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual”, assessorado por Frei Luiz Carlos Susin.  Além disso, na programação constaram momentos de oração, celebrações, lazer, partilha, convivência fraterna e planejamento do próximo ano.



A Evangelli Gaudium é uma mensagem dirigida para toda a Igreja quanto evangelizadora. O presbítero é tocado por ela muito de perto por ter uma vida dedica de uma maneira intensa a evangelização. Segundo Susin, há uma conaturalidade entre a Encíclica e o presbítero. “A vocação presbiteral é uma liderança da evangelização na comunidade eclesial. Toda comunidade precisa ser evangelizadora e o presbítero é o animador da evangelização. Ele evangeliza a própria comunidade evangelizadora. Isso requer uma conversão pastoral, de si mesmo e uma conversão para um mundo que clama por esperança, sentido e direção”, reiterou Susin.



Para o participante da Diocese de Novo Hamburgo, o padre Eduardo Saraiva, é muito importante se reunir com colegas de outras dioceses e refletir nosso ministério presbiteral e os caminhos que devemos seguir no serviço do povo de Deus em suas necessidades. “A troca de experiências sempre é muito importante com padres com mais ou menos tempo de sacerdócio. Cada um contribuindo com sua maneira de ser e modo de evangelizar em busca de melhorar o atendimento das comunidades que Deus e nossos bispos nos confiaram", partilhou.



O Bispo da Diocese de Montenegro, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo e Referencial dos Presbíteros do Regional Sul 3, Dom Paulo de Conto, esteve presente no encontro e uma das suas funções é estar presente e ajudar a animar. Há a Comissão Regional dos Presbíteros com representantes de cada arqui/diocese.



De acordo com dom Paulo De Conto, “periodicamente nos encontramos para avaliar, estudar, rezar e animar o presbitério. O representante volta a sua diocese com o espírito de presbitério do Rio Grande do Sul. Anualmente acontece um encontro de formação. Estou junto e ao lado para escutar e também dizer uma palavra de ânimo na bela vocação de ser presbítero na Igreja", avaliou dom Paulo.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.