Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
31.Ago - Presbíteros do Regional Sul 3 participam de curso de atualização
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Presbíteros do Regional Sul 3 participam de curso de atualização

Quarenta e seis presbíteros de 16 dioceses gaúchas participaram do curso de atualização, que aconteceu de 17 a 27 de agosto, na Casa de Retiros São Bernardino, em Viamão (RS). O curso é organizado pela Comissão Regional de Presbíteros (CRP) e tem por finalidade oferecer um espaço para atualização teológico-pastoral e convivência para os participantes. Da Arquidiocese de Passo Fundo participaram os padres Itamar Lavarda, Eberson Fontana e Geraldo Collet.



O Representante Regional dos Presbíteros, Padre Cleocir Bonetti, da Diocese de Erexim, lembra que “o curso de formação permanente é um dos únicos do Brasil. Tem como intuito aperfeiçoar o trabalho evangelizador nas dioceses, paróquias e comunidades junto ao povo de Deus. É uma oportunidade muito bonita para partilhar nossas alegrias, esperanças e desafios. Por isso, com as assessorias qualificadas que trouxemos, nos ajudaram a vermos a grande dimensão que assume este curso no aperfeiçoamento de nosso presbitério Regional”, afirmou.



O curso acontece há alguns anos e vendo sendo um espaço propício para partilha e reflexão do ser presbítero nas dioceses do Regional. Para o Padre Carlos José Griebeler, coordenador de Pastoral da Diocese de Santo Ângelo, “participar do curso é uma experiência significativa, onde vivenciamos e refletivos questões importantes da prática ministerial, pastoral, oração comunitária e pessoal, com vários momentos de convívio para trocas de ideias e experiências que realizamos em nossas igrejas diocesanas. Também um momento de descanso”, salientou.



“Sinto-me gratificado por participar deste momento de formação, de convivência e encontro. O grande ganho é sentir-nos presbíteros que acolhe uns aos outros e nos reconhecermos mutuamente em nossas diferenças e buscas conjuntas. Contamos com boas assessorias para diferentes dimensões de nosso ministério. Refletimos algo sobre o ministério presbiteral, ação pastoral, as Diretrizes da Evangelização da Igreja no Brasil. Sem dúvida o curso é um momento oportuno, instigante e provocante, mas extremamente gratificante pelo encontro de irmãos no ministério presbiteral”, destacou Padre Griebeler.



Já para o Padre Maurício da Silva Jardim, da Arquidiocese de Porto Alegre, “o curso trouxe temáticas ligadas à saúde física, psíquica e espiritual do presbítero. Temas relacionados às questões atuais da vida do presbítero da Igreja do Rio Grande do Sul”, frisou.



Ao longo da programação os presentes tiveram assessorias específicas ligadas às áreas da teologia pastoral, Documento 100 da CNBB, Pascom e questões atuais da sociedade e da vida eclesial. Para facilitar o desenvolvimento fecundo da proposta foi utilizada a metodologia de exposição e interação entre os assessores e participantes.



Os demais depoimentos você pode conferir no Facebook.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.