Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
01.Dez - Preparação para o 10º Acampamento da Juventude é intensificada em David
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Preparação para o 10º Acampamento da Juventude é intensificada em David

O acampamento estima reunir cerca de 500 jovens que nos dias 15 e 16 de fevereiro debaterão a temática da 38ª Romaria da Terra: sucessão rural familiar, políticas públicas e sustentabilidade social.



Se o advento é tempo especial de preparação e espera do Menino Jesus, no último sábado também se intensificou ainda mais em David Canabarro a expectativa para o 10º Acampamento da Juventude, na 38ª Romaria da Terra. Durante o dia, cerca de 90 jovens se reuniram para o segundo encontro de formação do processo de construção do acampamento.



O encontro foi igualmente de preparação da 38ª Romaria da Terra, especialmente da animação, da liturgia e da organização das três paradas que integrarão a caminhada de cerca de 2 km entre a paróquia Sagrada Família e o Módulo Esportivo de David Canabarro. Estes espaços serão de reflexão e conhecimento de experiências concretas de assentamentos, sucessão rural familiar e alternativas agroecológicas.



A formação com os jovens contemplou primeiramente uma formação sobre a importância das políticas públicas, com a assessoria de Paulo César Carbonari, professor de filosofia do Ifibe e membro da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo. Apresentando elementos para compreensão, Paulo iniciou reforçando que “políticas ou são públicas ou não são políticas”, destacando que é fundamental um olhar atento para a realidade, individualidade e necessidade de cada pessoa.



Para provocar uma melhor reflexão sobre o tema, o assessor apontou algumas questões que devem ser consideradas: Qual o projeto que estas políticas traduzem? Que missão e princípios elas respondem? Quais as metodologias e as estratégias para a realização das políticas públicas? A quais demandas elas respondem?



A fim de possibilitar conhecer ainda mais a realidade de David Canabarro e ver como acontecem na prática algumas destas propostas de políticas públicas, as escolas Torres Homem, da Comunidade Nossa Senhora de Fátima e Marechal Rondon, em Santo Isidoro, apresentaram alguns dos trabalhos desenvolvidos. Fomentando ideias e respeitando o contexto comunitário e rural, as escolas propõem diversas ações que incentivam a permanência das famílias e de seus sucessores no campo, a partir da prática da agricultura familiar.



Durante o dia outras entidades tiveram a oportunidade de expor as ações que realizam nas áreas de agroecologia, agricultura familiar e incentivo aos grupos de jovens. Entre os grupos estavam a Emater, Cáritas, Cetap, Crehnor, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Pastoral da Juventude Rural, Pastoral da Juventude, Fetraf, Fetag e a Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo.



A próxima formação deste processo de preparação para o 10º Acampamento acontecerá no dia 10 e 11 de janeiro, em David Canabarro. Esta etapa propõe visitar algumas propriedades do município para possibilitar aos participantes conhecerem na prática algumas experiências de agricultura familiar e sustentabilidade.



Visite o facebook da Arquidiocese de Passo Fundo e confira o álbum de fotos.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



 



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.