29.Jul - PJ realiza 28ª Escola da Juventude e debate tema Somos Igreja Jovem

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo fez morada dos dias 23 a 27 de julho, na casa de retiros dos Irmãos da Sagrada Família, em Passo Fundo, para a sua 28ª Escola da Juventude. Iluminados pela passagem do evangelho que diz: “Quem dizeis que eu sou?”, cerca de 40 jovens participaram do encontro que refletiu o tema “Somos Igreja Jovem”.

A Escola da Juventude é um encontro pensado para jovens que estão iniciando sua caminhada pastoral, por isso é realizado um processo de formação e vivência que contempla as diversas dimensões da Pastoral da Juventude. Durante o encontro, foram abordados especialmente cinco eixos: história da Pastoral da Juventude a nível nacional, estadual e arquidiocesano; projeto de Jesus Cristo; mística e espiritualidade; identidade; e missão.

Para a jovem Raíssa Copelli, do grupo JOSA, de Carazinho “a escola foi tecida por muitos sonhos, questionamentos e inquietações que nos enviam ao cuidado e ao acolhimento pela vida do próximo. Assim, a escola marcou o projeto de vida de cada um dos que por ela passaram”, afirmou a jovem.

Mais do que uma formação integral, a escola da juventude proporciona aos jovens uma caminhada de renascimento, força e coragem para os grupos de base das comunidades a paróquias. Neste processo se apresenta também a necessidade de continuidade de formação para esses novos integrantes.

Instigados a pensarem sobre quem são e quem podem ser, ao longo da escola os jovens descobriram, ainda que com medos e anseios, que assumem acima de tudo o projeto de vida de Jesus Cristo e por isso comprometem-se na Civilização do Amor.

Veja mais fotos no Facebook  da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo.

Victória Holzbach

Colaboração: Eduardo Nischespois e Raissa Copelli