Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
26.Mar - Pe. Elli Benincá é homenageado pela Academia Passo-Fundense de Letras
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Pe. Elli Benincá é homenageado pela Academia Passo-Fundense de Letras

Em Sessão Solene, Pe. Elli recebeu o ‘Mérito Cultural Sante Uberto Barbieri’



A noite desta terça-feira, 25 de março, foi de grande emoção para Pe. Elli Benincá, seus familiares e amigos. Admirado pelo grande testemunho de simplicidade e dedicação, e considerado referência para muitos, Pe. Elli recebeu da Academia Passo-Fundense de Letras – APL, o ‘Mérito Cultural Sante Uberto Barbieri’.



A Sessão Solene, que marcou também a abertura do ano acadêmico 2014 e a transferência das dignidades acadêmicas, contou com a presença dos membros da Academia, familiares, amigos e alunos do homenageado, além de diversos representantes da sociedade, entre eles, José Carlos Carles de Souza, reitor da Universidade de Passo Fundo, dom Urbano Allgayer, bispo emérito de Passo Fundo e dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano.



Representando toda a APL, Welci Nascimento introduziu a homenagem à Pe. Elli. Na ocasião, o acadêmico lembrou o pedido do apóstolo Paulo, na Carta a Tito: “Mostra-te modelo de boa conduta”, apontando que o professor Dr. Pe. Elli Benincá seria a imagem sonhada por Paulo no século XXI. Welci apresentou também um resgate histórico da vida de Pe. Elli, que nasceu em 02 de julho de 1936, em Severiano de Almeida.



Na Arquidiocese de Passo Fundo, Pe. Elli foi ordenado sacerdote em 03 de julho de 1965 e atuou como coordenador de pastoral e formador dos seminaristas. Já na área da educação, o professor e sacerdote assumiu em 1970 a direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e, de 1974 a 1985, dirigiu a Faculdade de Educação da UPF. Mestre em Ciências da Religião e Doutor em Educação, Pe. Elli colaborou na elaboração dos estatutos da atual Itepa Faculdades, trabalhando também como seu primeiro diretor.



Em razão das dificuldades de saúde, Pe. Elli designou a professora e vice-diretora da Itepa Faculdades, Selina Dal Moro, para proferir seu agradecimento. Na oportunidade, o homenageado afirmou que compreende a homenagem como um reconhecimento por aqueles que, junto com ele, colocaram seus empenhos pela educação. Pe. Elli apontou também o testemunho do educador e a ciência pedagógica como os dois alicerces essenciais da educação e agradeceu a presença de todos que prestigiaram a homenagem.



Clique aqui para ler o agradecimento na íntegra.



Finalizando a noite, Pe. Elli Benincá foi saudade por D. Altieri, arcebispo de Passo Fundo, pelo reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, Pe. Wilson Lill, vereador e representante da câmara de vereadores, Pedro Almeida, secretário da SEDEC e representante do prefeito e pelo novo presidente da Academia de Letras, Gilberto Cunha.




 



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.