05.Mar - Pe. Adelar Dalsoto e Pe. Lucas Carvalho tomam posse na Catedral
Pe. Adelar Dalsoto e Pe. Lucas Carvalho tomam posse na Catedral

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida acolheu com alegria no último domingo os padres Adelar Dalsoto e Lucas Carvalho, que trabalharão, respectivamente, como administrador paroquial e vigário.

A celebração de posse dos dois sacerdotes foi presidida pelo arcebispo de Passo Fundo, Dom Antonio Carlos Altieri e contou também com a presença de Dom Urbano Allgayer, bispo emérito, e dos padres Fábio de Morais, vigário geral e Renato Biasi, coordenador de pastoral. Participaram também o Pe. Itamar Lavarda, que era administrador paroquial e agora é pároco de Tapejara e Pe. Mateus Danieli, que trabalhava como vigário paroquial na Catedral e atualmente é reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Animada pelo coral Nossa Senhora Aparecida, a missa reuniu centenas de pessoas de toda a comunidade paroquial, que acolheram de forma muito carinhosa e fraterna os dois padres. “Irmanemo-nos trazendo nossos dons e carismas nesta época de mudança”, afirmou a representante do Conselho Paroquial. Ressaltando o lema de ordenação do Pe. Adelar – O Espírito do Senhor está sobre mim porque ele me ungiu para evangelizar os pobres – e o lema de Pe. Lucas – Colaborador da verdade – a comunidade desejou ainda que estes “estejam presente na vida de cada um, com ardor na vocação e na missão assumida”.

Durante a celebração ocorreu a leitura da provisão de posse dos novos administrador e vigário paroquial e o rito litúrgico de posse. Na ocasião, Pe. Adelar realizou a renovação das promessas de ordenação, a profissão do Creio e o juramento de fidelidade, além de receber a estola sacerdotal e a chave do Sacrário.

Alertando para a importância das quase 30 transferências ocorridas no início deste ano, Dom Altieri salientou que são testemunhos de missionariedade e desprendimento. “Precisamos estar unidos na diversidade e compreender que as nossas diferenças são sinais para completar e não para dividir”, declarou o arcebispo.

Na oportunidade, Pe. Adelar Dalsoto, que será também ecônomo da Arquidiocese, agradeceu a calorosa acolhida da comunidade da Catedral, lembrando também dos seis anos em que trabalhou em Casca e valorizando o apoio recebido durante este tempo no município. “Aceitei os desafios e me coloco a disposição para realizar o plano de Deus. Quero abrir meu coração para acolher cada um e cada uma com o amor que vem de Deus”, frisou.

Victória Holzbach