Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
20.Fev - Pe. Adelar Baruffi, Bispo de Cruz Alta, será ordenado dia 07 de março
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Pe. Adelar Baruffi, Bispo de Cruz Alta, será ordenado dia 07 de março

“Desejo ser uma presença que soma, a partir da fé que nos move, na construção de uma sociedade onde haja vida para todos”, Pe. Adelar Baruffi



É com muita alegria que a Diocese de Cruz Alta aguarda a chegada de seu novo Bispo. Com esta mesma alegria, centenas de fiéis, oriundos das diversas paróquias que compõe esta Diocese, estão se organizando para participar da Ordenação Episcopal do Padre Adelar Baruffi, que será realizada no dia 07 de março de 2015, às 09h30min, no Santuário Diocesano de Santo Antônio – Bento Gonçalves-RS. Já a posse, que será na Catedral Divino Espírito Santo, em Cruz Alta, está marcada para o dia 15 de março, às 10h, seguida de um almoço festivo, na Casa de Etnia Alemã, no Parque de Exposições do município.



Pe. Adelar, que esteve em retiro de 08 a 13 de fevereiro, no CECREI em São Leopoldo, fala sobre suas expectativas. “Uma ordenação episcopal é sempre um acontecimento que tem várias facetas. Em primeiro lugar, diz respeito a mim, como pessoa, como cristão, como padre. É a mim que Deus chama e a Igreja confia esta missão. Não por méritos, mas por eleição divina. E a eleição divina parte do coração de Deus, segundo sua vontade. Por isso, é somente pela fé que podemos compreender. Neste sentido, será um dia de celebração, de fé, de oração, de entrega nas mãos de Deus. Em segundo lugar, a ordenação episcopal é um evento da Igreja, especialmente da Igreja que está em Caxias do Sul e em Cruz Alta. A consagração episcopal é uma missão para a igreja inteira. Quando os bispos estão reunidos, com os padres, os diáconos, os religiosos e o povo de Deus, para uma ordenação de um bispo, é a Igreja que está reunida. Assim, é um acontecimento para todo o povo de Deus. Fico muito feliz em saber que vários grupos de Cruz Alta estão se organizando para estarem presentes. Sejam bem-vindos”.



Para o padre Adelar, a ordenação de um bispo diz respeito à sociedade. O bispo é uma autoridade pública. A Igreja, da qual o bispo é colocado à frente, como pastor, está presente na sociedade e quer somar, contribuir, para o bem e a vida das pessoas. “Desejo ser uma presença que soma, a partir da fé que nos move, na construção de uma sociedade onde haja vida para todos”, diz.



O futuro Bispo destaca que Diocese de Cruz Alta tem sua história, seu rosto e para continuar esta caminhada de muito trabalho e fé, precisa conhecê-la e fala sobre seus objetivos: “Cuidar do rebanho que a Igreja me confia. Que todos se sintam vinculados no rebanho. Na diversidade das pessoas e das histórias de cada um, todos tenham a alegria de serem cristãos. O zelo do pastor se manifesta de várias maneiras: estar junto, conhecer, orientar, corrigir, usar de misericórdia, acolher, animar e, sobretudo, rezar pelo povo. Ser um sinal de comunhão. Minha missão é coordenar e animar o dedicado serviço dos padres, em primeiro lugar, dos religiosos e religiosas e das diversas pastorais, movimentos e grupos que trabalham na evangelização e na promoção humana”.



Natural de Coronel Pilar, Pe. Adelar nasceu em 19 de outubro de 1969. Ingressou no seminário aos 15 anos. Possui formação em Filosofia e Teologia pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recebeu a ordenação presbiteral em 22 de janeiro de 1995. É mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontificia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.



Em sua trajetória, padre Adelar trabalhou na formação sacerdotal por 15 anos. Atuou no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, onde permaneceu por oito anos. Foi reitor do Curso Propedêutico e auxiliar no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, por três anos. Também exerceu a mesma função, no Seminário Maior São José, em Caxias, durante quatro anos.



Até a data da nomeação, padre Adelar era Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, onde também ocupava a coordenação da Região Pastoral, coordenação regional do Curso de Teologia e Bíblia, e assessoria do curso de Teologia para Leigos da diocese,



Até sua ordenação, Pe. Adelar Baruffi estará residindo no bispado de Caxias do Sul, com Dom Alessandro Ruffinoni.



A previsão é que três ônibus da região de Cruz Alta, 1 da região de Ijuí e 1 da região de Espumoso, lotados, além de microônibus, sairão na madrugada de sábado, para participar da celebração em Bento Gonçalves.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Greice Pozzatto | Diocese de Cruz Alta



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.