15.Out - Pastoral da Criança conscientiza sobre importância de lavar as mãos
Pastoral da Criança conscientiza sobre importância de lavar as mãos

A Pastoral da Criança da Arquidiocese de Passo Fundo promoveu na tarde desta terça-feira, 15 de outubro, uma atividade de conscientização no centro da cidade em virtude do Dia Mundial de Lavar as Mãos. Com o slogan “Mãos limpas salvam vidas”, a campanha destaca o ato como uma das principais formas de prevenção de doenças.

Realizada em parceria com a Pastoral da Juventude, Centro Arquidiocesano de Pastoral e com o apoio do vereador Gleison Consalter, a iniciativa quer especialmente reforçar que lavar as mãos com água e sabão ajuda a manter a higiene e prevenir gripes, resfriados, pneumonias, conjuntivites e diarreias e adverte a necessidade de lavar as mãos depois de usar o banheiro, antes das refeições e ao chegar em casa.

A coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese, Iracema Posser, explica que o grupo se envolve frequentemente neste tipo de ação. “Hoje estamos informando as pessoas sobre a importância da higiene, especialmente por causa do dia mundial de lavar as mãos, mas também divulgamos a campanha do soro caseiro e a de direito ao nome, para incentivar o registro do recém-nascido”, explica.

Segundo ela, a estimativa é que a atividade deve ter atingido mais de 1500 pessoas que passavam pela Rua Coronel Chicuta e pelas Avenidas Brasil e Sete de Setembro, entre as 14h00min e 16h30min.

Marília Aparecida Caon, líder da Pastoral da Criança no Bairro Vera Cruz, comenta que além de promover a conscientização das pessoas, a atividade também é gratificante para quem realiza. “Eu me sinto muito feliz em estar aqui e ver que posso ajudar a população com informações importantes, que fazem bem para todos. Às vezes criticamos muito, mas fazemos pouco para mudar ou ajudar quem precisa”, observa Marília.

A Pastoral da Criança está estruturada na Arquidiocese desde 1984 e atualmente abrange 18 paróquias, em nove municípios da região. O grupo, que já está trabalhando na organização das festas de Natal para as crianças, incentiva a inserção de voluntários e aceita a doação de brinquedos, doces e roupas infantis. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3045 9207.

Victória Holzbach