Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
13.Out - Pastoral da Criança comemora 30 anos na Arquidiocese
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Acompanhando gestantes e crianças de zero a seis anos, a Pastoral da Criança luta há 30 anos pelo crescimento saudável e qualificado dos atendidos



Buscando orientar as famílias e acompanhar a infância de crianças em situação de vulnerabilidade social, a Pastoral da Criança da Arquidiocese de Passo Fundo assume há 30 anos a missão de transformar realidades, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.



Hoje, a Pastoral atende cerca de 2600 crianças e gestantes apenas em Passo Fundo. A coordenadora, Iracema Posser, comenta que apesar de ser um órgão mantido pela Igreja, a Pastoral é ecumênica e não possui distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, política ou religião, atendendo àqueles que precisam de acompanhamento.



No trabalho da Pastoral, as voluntárias vão de casa em casa conhecer a realidade e acompanhar de perto as dificuldades de cada lugar. As líderes que coordenam o trabalho dentro das comunidades são preparadas para orientar as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Durante as visitas, conversam sobre direitos, o desenvolvimento, a aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde e dão informações para a prevenção e tratamento de doenças. Realizam também avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização. Além disso, doam um pouco do seu tempo e deixam suas próprias casas para levar amor e carinho. “Temos um cuidado com a vida, com a formação física, psicológica e espiritual da criança. Nas visitas, além de orientar, a gente senta e escuta as dificuldades da família e se coloca a disposição para ajudar”, explica Iracema.



Celebração dos 30 anos



Para comemorar os 30 anos, a Pastoral da Criança promove no próximo sábado, dia 18, uma festa na paróquia São Judas Tadeu, em Passo Fundo. O objetivo é reunir famílias, voluntários, líderes e pessoas que fazem parte da história da Pastoral. A festa vai começar com a celebração eucarística, às 10 horas, e segue com um almoço. Durante a tarde ocorrerão brincadeiras e atividades especiais para as crianças participantes.



Pastoral da Criança, 30 anos de história:



Em 1982, numa reunião sobre a paz mundial da ONU (Organização das Nações Unidas), o então diretor executivo da UNICEF convenceu Dom Paulo Evaristo Arns, na época arcebispo de São Paulo, que a Igreja poderia ajudar a salvar a vida de muitas crianças que morriam de doenças facilmente preveníveis, como a desidratação, causada pela diarreia.



A UNICEF, juntamente com Dom Paulo Evaristo Arns, convidaram Dra. Zilda Arns Neumann (medida pediátrica, sanitarista) para pensar um projeto, e logo após apresenta-lo a CNBB. Em 1983 foi criada a Pastoral da Criança, no município de Florestópolis/PR, que na época tinha o maior índice de mortalidade infantil do estado do Paraná. A semente foi lançada. Brotou e hoje continua gerando belos frutos. A comunidade e a família são a base de todo o serviço missionário da Pastoral da Criança.



Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Pastoral da Criança iniciou em 1984, com a Ir. Lourdes Felder Kuercher, que participou da capacitação em Curitiba e após implantou esse serviço pastoral no Bairro São Luiz Gonzaga, na Paróquia São Francisco. Foi no ambulatório dessa comunidade que se realizou a primeira capacitação, com aproximadamente 30 pessoas. Em seguida, a cidade de Ronda Alta também adotou a metodologia da Pastoral da Criança.



O amor, a esperança e o espírito de serviço vividos na Pastoral da Criança contagiaram uma multidão de líderes, voluntários e equipes de apoio. E não é só isso: há ainda equipes de coordenação, multiplicadoras(es) e capacitadoras(es), que preparam e instrumentalizam as líderes nas ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, nas ações complementares de alimentação e hortas caseira, saúde bucal, articulação de políticas públicas, brinquedos e brincadeiras e rede de comunidades populares.



A plantinha se desenvolveu e tornou-se uma arvore frondosa. Seus ramos estenderam-se pela arquidiocese, acolhendo e protegendo famílias e crianças. Até 1999 a Pastoral da Criança estava ligada à Cáritas, funcionando nas dependências da mesma. A partir de 2001 mudou-se para o Centro Arquidiocesano de Pastoral. A Pastoral da Criança foi crescendo sempre mais sob os cuidados das coordenações. Hoje está organizada em 18 paróquias, contando com a colaboração de 210 líderes capacitadas, que realizam um grande mutirão missionário, visitando todos os meses 1680 famílias e atendendo cerca de 2600 crianças de 0 a 6 anos de idade.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Igor Pereira e Cláudia Tainá dos Santos



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.