Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
09.Abr - Pastoral Carcerária comemora 20 anos na Arquidiocese de Passo Fundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Celebrando a caminhada percorrida e as diversas vidas transformadas, a Pastoral Carcerária festejou na última quarta-feira, 08 de abril, seus 20 anos de atuação na arquidiocese de Passo Fundo.



Uma das presenças marcantes do encontro foi a de Miguel Feldens, que há 44 anos trabalha na Pastoral Carcerária de Santa Cruz do Sul. Miguel, que partilhou algumas de suas vivências nestas mais de quatro décadas, afirmou que tem como principal motivação a alegria de ver a reintegração de muitos aprisionados. “Lutamos cada vez mais pela quebra do preconceito, a mobilização da comunidade e o apoio do poder público”, ressaltou.



Além de comemorar os 20 anos de seu primeiro encontro diocesano e, portanto, de constituição, a Pastoral Carcerária realizou no dia 08 três homenagens a agentes fundamentais da sua história: Dom Urbano Allgayer, padre João Gheno e Darcy Vassali.



O bispo emérito de Passo Fundo, dom Urbano José Allgayer, recebeu os agradecimentos da pastoral pela criação da paróquia São Francisco de Assis, a partir especialmente da necessária orientação espiritual aos encarcerados do Presídio Regional de Passo Fundo. Na ocasião, dom Urbano louvou a Deus pela força no caminho trilhado  e lembrou quando visitava semanalmente o presídio. “Que cresçam os frutos da justiça e diminuam aqueles que penam nos cárceres”, rogou o patriarca.



A atuação do padre João Gheno em mais de 50 anos de pastoral em Carazinho também foi valorizada pela equipe arquidiocesana. Ao receber a homenagem, padre Gheno declarou: “Não recebo somente em meu nome, mas quero repartir com tantos que fazem parte desta história. O que fazemos não é só para quem está nos presídios, mas para toda a sociedade”, concluiu. O terceiro homenageado do dia foi Darcy Vassali, agente da Pastoral Carcerária há mais de 20 anos.



A comemoração dos 20 anos finalizou com uma Celebração Eucarística presidida por dom Antonio Carlos Altieri, arcebispo metropolitano. Durante a homilia, o arcebispo reforçou a importância da cultura do encontro, tal como em Emaús. “Precisamos ir ao encontro daqueles que não podem vir, crescendo na compreensão, perdão e misericórdia, sabendo perdoar de coração como Deus perdoa a todos nós”, alertou.



Confira no facebook da arquidiocese o álbum de fotos.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.