Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
24.Jun - Pastorais Sociais do Regional Sul 3 reuniram-se em Porto Alegre
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Pastorais Sociais do Regional Sul 3 reuniram-se em Porto Alegre

Na tarde desta terça-feira, dia 23 de junho, cerca de 30 pessoas engajadas nas Pastorais Sociais do Regional Sul 3 estiveram reunidas na sede do Regional em Porto Alegre a convite de Dom Canísio Klaus, Bispo da Diocese de Santa Cruz e Referencial da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, Regional Sul 3. Participaram coordenadores/as, e assessoras/as de quase todas as Pastorais Sociais organizadas nas quatro Províncias Eclesiásticas.



A reunião consistiu numa partilhar das nossas ações, projetos e vivências no regional e em prol de maior agilidade, fortalecimento e efetivação das ações proféticas e misericordiosas a Serviço da vida.  Para Esta reunião, explica Dom Canísio, “esta reunião teve como objetivo de acompanhar todas as ações que estão previstas para este ano e articular a unidade dentro de uma ação conjunta entre as Pastorais Sociais do Rio Grande do Sul. Existem muitas ações, mas nem sempre um espaço para partilhar e nos encorajar cada um dentro de sua missão”, contou.



A Igreja tem um potencial transformador dentro da sociedade em vista da justiça, da paz e da solidariedade. “As Pastorais Sociais tem uma ação concreta e ampla, mas nem sempre visível e essas reuniões são para partilhar e animar a todos na missão, pois Jesus esta presente na ação de cada um”, salientou Dom Canísio.



Para Edison Costa, colaborador com o fórum das Pastorais Sociais, a dinâmica da reunião teve como pano de fundo a “finalidade de unir os esforços e desafios. Dentro dos desafios encontra-se a força da espiritualidade que perpassa as pastorais sociais. É a oração que nos motiva a estar trabalhando nas mais diversas realidades, como, por exemplo, na Pastoral Carcerária, pessoas com HIV. Outro ponto é a formação que fortalece e une na ação. Temos formações especificas e formação em conjunto. Muitas das formações fazemos em conjunto. A ideia do conjunto é pensarmos os nossos desafios e vermos as saídas para juntos minimizar os esforços e maximizar o serviço”, reiterou.  



De acordo com Waldir José Bohn Gass, Articulador das Pastorais Sociais do Regional Sul 3, “para mim essa reunião foi um momento de reanimação. A iniciativa de Dom Canísio em reunir as Pastorais Sociais está sendo muito importante para nós leigos, padres e religiosos que atuamos nas frentes sociais. Não estamos sozinhos na travessia. Cristo e toda a Igreja caminha unidade e apoiando todas as ações como comunidade unida e reunida em missão. Saiu com sentimento fortalecido para continuar a missão”, avaliou Gass.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Judinei Vanzeto | CNBB Sul 3



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2019 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.