22.Mar - Pastorais Sociais do Regional se reúnem em Porto Alegre
Pastorais Sociais do Regional se reúnem em Porto Alegre

“Amar e servir com alegria”. Este deve ser o anseio de todas as pessoas que colocam seus dons para as mais diversas pastorais da Igreja - tendo como fonte inspiradora a pessoa de Jesus Cristo. Foi com este sentimento que, no dia 21 de março, a sede do Regional Sul 3 da CNBB, em Porto Alegre, acolheu a primeira reunião do ano com as Pastorais Sociais que desenvolvem suas atividades na Igreja do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes os bispos dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, dom Adilson Busin, auxiliar de Porto Alegre, ambos referenciais das Pastorais Sociais do Regional, e, ainda, o padre Leandro Padilha, secretário executivo do Regional e, também, representantes da Pastoral Carcerária, Comunidades Eclesiais, Pastoral do Menor, Pastoral Afro, Pastoral da Saúde, Pastoral do Migrante, CRB/RS, CIMI, Cáritas/RS, Serviço de Evangelização da Juventude, Conselho de Leigos e Comissão dos Diáconos.

Agregar forças

Atuando na maioria das dioceses gaúchas de forma voluntária, as Pastorais Sociais são orientados pelas exigências do serviço, diálogo e anúncio do testemunho. Em meio à rotina eclesial, se constituem em pequenos gestos cotidianos ou projetos de promoção humana diante da imensidão de urgências pastorais. Para dom Rodolfo, o trabalho desenvolvido deve buscar defender a vida, promover a paz e alicerçar a sociedade na justiça e comunhão com a Igreja. “As pastorais sociais estão ligadas à Comissão de Justiça e Paz da CNBB e têm o desejo de trabalhar junto, somar, unir e agregar forças”, salientou o arcebispo que acrescentou, ainda, que o momento é de avaliação, escuta e articulação, verificação dos projetos e perspectivas.

Para aqueles que participaram do encontro, a reunião se mostrou produtiva já que, na oportunidade, se realizou um levantamento geral das ações da programação que cada pastoral tem para o ano. “Fiquei bem feliz com a sintonia e o desejo de trabalhar unido e em sintonia com toda a Igreja”, afirmou Lino Morsch, da Pastoral do Menor. A próxima reunião ficou agendada para acontecer durante a Assembleia Regional, nos dias 8 e 9 de junho, em São Leopoldo e, também, no dia 31 de outubro, em Porto Alegre.

Fonte: Judinei Vanzeto | Assessor de Comunicação Regional Sul 3 da CNBB