Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
Relacionadas
 
08.Out - Passo Fundo participa do I Encontro Estadual da Cáritas com Juventude
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A alegria, espontaneidade e disposição, típicos da juventude, marcaram o I Encontro Estadual da Cáritas do Rio Grande do Sul com Juventude, realizado em Porto Alegre, nos dias 04 e 05 de outubro. O momento, sonhado e planejado desde o início de 2012 teve como principal objetivo incentivar a participação dos jovens no trabalho desenvolvido nas arqui/dioceses de todo o estado.



Na intenção de refletir sobre a realidade dos jovens no RS, conhecer a juventude que atua na Cáritas – ou que está envolvida nos projetos desenvolvidos, possibilitar a troca de experiências entre Dioceses e Arquidioceses, aprofundar os temas propostos e estimular a participação de jovens, o I Encontro Estadual reuniu cerca de 40 jovens de sete arqui/dioceses.



Cinco jovens representaram a Caritas de Passo Fundo.



A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, que também integra o Grupo de Trabalho Regional de Juventude, contou com a participação de cinco jovens no encontro. Jéssica Limberger, de 22 anos, é educadora social na entidade e avalia: “acredito que todo o processo do encontro foi muito importante, pois proporcionou compreender melhor a realidade das outras Cáritas e assim ter uma visão mais ampla do que está sendo trabalhado na perspectiva da juventude”.



Os temas trabalhados no encontro – políticas públicas e protagonismo juvenil, juventude e trabalho, extermínio e estatuto da juventude – possibilitaram o aprofundamento na temática, especialmente em pontos essencial no processo de formação com este público. Para Jéssica, “são temas fundamentais que precisam ser trabalhados além do encontro, junto às ações das Cáritas no estado”.



Outro jovem participante do encontro pela Cáritas de Passo Fundo foi Franciel Bachi, de 25 anos, que comenta que o encontro suscitou a necessidade de trabalhar com os jovens a construção de propostas de atuação, especialmente no que diz respeito à construção de políticas públicas e garantia de direitos. Ele destaca também a importância das ações.



Para Passo Fundo, as principais propostas construídas pelos jovens da Arquidiocese é a constituição de um grupo de trabalho arquidiocesano sobre juventude, respeitando as diferentes áreas de atuação da entidade, a busca de inserção de sócios jovens na Cáritas, a consolidação de um espaço de entidades parceiras para somar forças e debater a temática e o fortalecimento do voluntariado jovem nos projetos desenvolvidos.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo

www.caritaspf.com.br



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 2º Andar | Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2020 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.