Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
08.Nov - Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Sarandi, acolhe novos batizados
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Sarandi, acolhe novos batizados

A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em Sarandi, acolheu, no último sábado, 5, a celebração do Batismo - presidida pelo padre Miguel Longhi e acompanhado por Sirlei Talhetti e, também, pela Irmã Zenaide Perin - de onze crianças. Antes disso, os pais e padrinhos participaram do Curso de Batismo, organizado pela Pastoral do Batismo da paróquia que, na ocasião, recebeu, ainda, os familiares das crianças e a comunidade que celebrou, em comunhão, o sacramento.



O Batismo na Igreja Católica

Na Igreja Católica, o Batismo é o primeiro dos sete sacramentos e é considerado um rito de passagem. Ao receber tal bênção, a criança inicia a sua fé e sua vida cristã, tornando-se um filho de Deus, um discípulo de Cristo, um membro da Igreja e abrindo seu caminho para a salvação.



Na celebração, quatro símbolos são essenciais: água, óleo, veste branca e a vela. Cada um representa um mistério na vida do batizado. Conheça os seus significados:



Água: representa a passagem da vida "pagã" para uma "nova vida". Tem o fator de purificação, lavando-nos do pecado original.



Óleo: representa a fortaleza do Espírito Santo. Antigamente, os lutadores usavam o óleo antes das lutas para deixarem seus músculos rígidos e assim poderem vencer. Na nova vida adquirida pelo batismo ele tem a mesma função, revestir o batizado para as lutas cotidianas contra as ciladas do maligno.



Veste branca: representa a nova vida adquirida pelo batismo. Quando tomamos banho vestimos uma roupa limpa, no batismo não seria diferente. Somos lavados na água e vestidos de uma nova vida.



Vela: tem dois significados: o Espírito Santo e o dom da fé. Pelo batismo somos revestidos de muitas graças e a principal é o Espirito Santo, pois seremos unidos a Deus como filhos para sermos santificados e esta santificação é realizada através do Espírito Santo. A fé é um dom fundamental para nossa vida, é através dela que reconhecemos Deus e por ela recebemos as suas graças.



Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Fernando Luiz Concatto | PASCOM de Sarandi



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.