Arquidiocese de Passo Fundo
 
 
Notícias da Igreja
 
08.Out - Paróquia de Sarandi reúne mais de 200 lideranças em curso de liturgia e cantos
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Paróquia de Sarandi reúne mais de 200 lideranças em curso de liturgia e cantos

E nós cantaremos a mesma canção

unidos no mesmo coração!



Sob a coordenação do pároco, padre Miguel Longhi, a paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Sarandi, promoveu na noite desta quarta-feira, 07 de outubro, o curso de liturgia e canto para cerca de 200 lideranças de todas as comunidades da paróquia.



Além de reforçar a importância da boa preparação, o momento buscou criar unidade no modo de celebrar, apresentando aos participantes elementos teóricos e práticos para ajudar as lideranças a bem conduzirem o Ministério de Promoção e Animação Litúrgica.



A música e o canto na liturgia e o que é canto litúrgico, foram alguns temas trabalhados e aprofundados na ocasião. Além disso, as lideranças estudaram também como escolher os cantos em uma celebração.



Outro ponto estudado no curso foi o desafio da falta de critérios teológico-litúrgicos na escolha dos cantos e das músicas para as celebrações; além de a maneira incorreta de tocar os instrumentos e a falta de entrosamento entre instrumentistas, grupo de cantores, equipe de celebração e assembleia. Quando celebramos, vivemos o mistério pascal de Cristo, que é oração e comunicação com Deus. Dessa forma, é preciso se ter o cuidado de não cantar para o povo, mas com o povo de Deus, ou seja, com a comunidade.



“Carece de sentido, por exemplo, escolher os cantos de uma celebração em função de alguns que se apegam a um repertório tradicional; ou, ainda, de outros que cantam somente as músicas próprias de seu grupo ou movimento, nem de outros que querem cantar exclusivamente cantos ligados à realidade sócio-política, sabendo que tais opções acabam por provocar a rejeição de parte da assembleia reunida. Pois que, todos têm o direito de compreender e participar com gosto, sobretudo os mais desprovidos. É preciso que se pense em todos, e em cada um na comunhão com os demais”, afirmou padre Miguel durante o estudo.



O encontro foi avaliado de forma muito positiva por toda a comunidade e pelo pároco, que valorizou aqueles que se preocupam e levam adiante esse Ministério.



Por fim, constatado o êxito da iniciativa expressa na numerosa adesão de muitos participantes, houve agradecimentos a todos quantos se preocupam e levam adiante este Ministério.



Victória Holzbach

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo

imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Colaboração: Fernando Luiz Concatto



Indique a um amigo
 
CONTATO
Cúria Metropolitana
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 401 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9240

Centro de Pastoral
Rua Coronel Chicuta, 436 - 4º Andar | sala 410 Edifício Nossa Senhora Aparecida - Centro - 99010-051 | Passo Fundo/RS
(54) 3045-9204
 
 
 

Copyright @ 2024 - Arquidiocese de Passo Fundo. Todos os direitos reservados.