28.Abr - Paróquia de Santo Antônio do Palma realiza vigília em honra a João XXIII e João Paulo II

Em sintonia com a Igreja de todo o mundo, a paróquia Santo Antônio, de Santo Antônio do Palma, realizou na noite de 26 para 27 de abril, uma vigília em honra pela canonização de João XIII e João Paulo II.

A região, habitada principalmente por descendentes italianos e poloneses, se mobilizou para garantir que durante toda a noite fossem realizadas orações comemorando a canonização. Já ao amanhecer, os participantes assistiram juntos a celebração no Vaticano, entoando o terço em polonês.

O pároco de Santo Antônio do Palma, Pe. João Sobiesiak, ressaltou a importância do momento: “Estamos em consonância com toda a Igreja por um motivo muito bonito. A santidade de João XIII e de João Paulo II têm muito a ver com a nossa vida”. O presbítero ressaltou ainda a beleza que nasce da mistura de raças: “Muitas etnias fazem a riqueza de um povo, e vimos isto aqui na nossa região”.

Relatando os momentos em que esteve com João Paulo II, o sacerdote se emociona ao lembrar-se do esforço para chegar o mais perto possível do agora São João Paulo II: “Este é o santo que eu vi se fazer santo”, conclui Pe. João.

Papa Francisco canoniza João XXIII e João Paulo II

De acordo com informações da agência de notícias do Vaticano, VIS, aproximadamente 500 mil pessoas assistiram neste domingo, 27, na Praça de São Pedro, à cerimônia de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, e cerca de 300 mil acompanharam o evento pelas telas gigantes distribuídas na cidade de Roma.

Vaticano ficou repleto de pessoas neste domingo.

Estiveram presentes na cerimônia delegações oficiais de mais de cem países, mais de vinte chefes de Estado e personalidades do mundo da política e da cultura.

O papa emérito Bento XVI concelebrou com o papa Francisco, que antes de proceder ao rito da proclamação dos novos santos, dirigiu-se a Bento XVI para abraçá-lo.

Logo após, acompanhado do prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato, e dos postuladores das causas, o papa Francisco pronunciou a fórmula de canonização: “Em honra à Santíssima Trindade para exaltação da fé católica e crescimento da vida cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, depois de haver refletido profundamente, invocando muitas vezes a ajuda divina e ouvido o parecer de numerosos irmãos no episcopado, declaramos e definimos santos os beatos João XXIII e João Paulo II e os inscrevemos no Catálogo dos Santos, e estabelecemos que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os Santos. Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo”.

Victória Holzbach

Foto: Rádio Vaticano