20.Jun - Paróquia de Gentil celebra 50 anos

Em uma festa que contou com a presença da comunidade, ex-párocos e ex-moradores, a paróquia Santo Antônio comemorou seu Jubileu de Ouro.

Paróquia de Santo Antônio, nosso santo protetor. 50 anos de fé, 50 anos de amor. A canção feita especialmente para o Jubileu, expressa com alegria e emoção as cinco décadas de história da paróquia Santo Antônio, em Gentil. No local, mais de 1500 pessoas festejaram o cinquentenário da paróquia no último domingo, 19 de junho.

Depois de diversas celebrações em preparação à grande festa, a paróquia de Gentil acolheu seus ex-párocos, dom Pedro Ercílio Simon, arcebispo emérito de Passo Fundo e dom Rodolfo Weber, arcebispo metropolitano para a Missa em Ação de Graças.

Com um dia propício para celebrar a data tão importante, a programação iniciou com a Missa, presidida por dom Rodolfo. Na ocasião, o arcebispo ressaltou: “Em 50 anos muitas coisas aconteceram. Além dos prédios construídos e reformados, recebemos algo que não pode ser pesado nas balanças humanas. Foram 50 anos de graças que não podemos medir”. Segundo ele, a missão principal de uma paróquia é ser um espaço evangelizador e, aos que agora celebram este cinquentenário, fica a missão de dar continuidade à paróquia de Gentil. “Contar 50 anos é muito bom mas, ao mesmo tempo, é uma provocação para quem faz parte da comunidade hoje. Se a comunidade nasceu porque havia a empolgação dos moradores, as pessoas que fazem parte da paróquia hoje precisam se desacomodar e perceber que a ela precisa deles também”, destacou dom Rodolfo.

Na avaliação do padre Dalci De Bastiani, pároco de Gentil, a festa certamente ficará na memória das novas gerações, que haverão de prezar tudo aquilo que os seus antepassados deixaram. “Foi um público vindo de diversos lugares, como ex-moradores, até de outros estados e do exterior. Por isso o evento superou todas as expectativas, As 13 comunidades que compõem a paróquia estão muito contentes e agradecem mais esta grande bênção de Deus, bem como a todos os que se empenharam nos preparativos que iniciaram ainda no ano passado”, pontuou padre Dalci.

A festa seguiu com a inauguração da placa alusiva ao Jubileu de Ouro, almoço festivo, lançamento do livro que conta a história da paróquia e confraternização. Um dos momentos mais marcantes do dia foi quando a comunidade soltou diversos balões em comemoração, entre eles três carregando uma mensagem dos 50 anos.

Victória Holzbach