07.Nov - Padres da Arquidiocese participam do 32º Encontro Regional de Presbíteros

Seguindo a proposta de refletir sobre os 50 anos do Concilio Vaticano II, o 32º Encontro Regional de Presbíteros, realizado de 4 a 6 de novembro no CECREI em São Leopoldo, refletiu sobre o tema do Concílio e a vida do presbítero pós-conciliar, reunindo quase 100 padres.

No primeiro dia, Pe Martinho Lenz SJ, fez uma análise de conjuntura, abordando cinco janelas para a atual leitura da realidade: 1) Era da comunicação digital; 2) Corrupção na economia e na política; 3) Manifestações de julho de 2013; 4) O surpreendente Papa Francisco; 5) Transformação do campo religioso do Brasil.

No segundo dia, Pe Érico Hammes, assessorou o encontro partindo das experiências dos padres antes do Concílio e daqueles que viveram o pós-concílio, apontando algumas observações para a continuidade do Espírito que motivou o evento Concílio Vaticano II como fontes de reflexão para o hoje da história da Igreja. O mesmo Espírito move a caminhada evangelizadora nos tempos atuais, pois é Ele quem suscita a Igreja. E além das reflexões, a convivência e partilha das experiências é uma das marcas do encontro.

Estiveram no Encontro o bispo referencial para os ministérios ordenados e vida consagrada, Dom Paulo De Conto, além de Dom Zeno Hastenteufel que acolheu os presbíteros em sua diocese e Dom Canísio Klaus que presidiu celebração eucarística. As 18 arquidioceses e dioceses do estado estiveram representadas no encontro.

Padres da Arquidiocese presentes no encontro.Da Arquidiocese de Passo Fundo participaram Pe. Anselmo Cristofori (área de Sarandi), Pe. Osmar Burille (área de Guaporé), Pe. Artêmio Foschiera (área de Casca), Fr. Rodrigo Cichowicz (área de Tapera), Pe. Ludgero Mafra (área de Tapejara) e Pe. Mateus Danieli (área de Passo Fundo).

Na oportunidade foi encaminhado o 15º Encontro Nacional de Presbíteros do Brasil, que acontecerá de 05 a 11 de fevereiro de 2014 em Aparecida, São Paulo.

imprensa@pastoral.com.br

Colaboração: Pe. Mateus Danieli