23.Mar - Padres celebram unidade da Igreja na Missa do Crisma
Padres celebram unidade da Igreja na Missa do Crisma

"Um dia especial, de festa e de convite à comunhão para vivermos bem como cristãos ungidos pelo Senhor”. A frase, de dom Rodolfo Weber, expressa a importância da Quarta-Feira Santa para os católicos. Na ocasião, a Igreja celebra sua unidade na Missa do Crisma, onde são abençoados os óleos do Batismo, do Crisma e dos Enfermos.

Neste ano, a Catedral Metropolitana ficou repleta de fieis na tarde desta quarta, 23. Além da comunidade, participaram também cerca de 70 padres e religiosos da arquidiocese, que durante a Missa professaram a renovação das promessas sacerdotais. “Os padres fazem a renovação das promessas sacerdotais porque todos nós somos humanos e precisamos dizer sim muitas vezes. O padre também e o bispo também. Fizemos essa promessa um dia e hoje queremos reforçar nosso sim à comunidade e a Deus”, explicou dom Rodolfo durante a celebração.

Segundo o arcebispo, o sacerdote precisa dizer sim para viver com dignidade o ministério e para dignificar seu povo. “Dizemos sim para ter uma vida cada vez mais parecida com a de Cristo. Vamos dizer sim porque queremos servir melhor para que através de nós se cumpra a escritura e possamos chegar aos que estão mais afastados, tristes, pobres, presos e excluídos”, completou.

Durante a celebração ocorreu também a bênção dos óleos que são utilizados nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. A partir de agora, os óleos do último ano serão descartados e os sacramentos de 2016 serão ministrados com óleo novo, a partir desta Páscoa. Durante o rito, dom Rodolfo explicou que o óleo do batismo é o óleo da força, o do crisma simboliza o desejo de Cristo de acompanhar o seu povo e o dos enfermos lembra nossa situação humana de fragilidade e limitação. “A Igreja quer nos acompanhar em todos os momentos, também nas horas difíceis”, finalizou.

Encontro do Clero

Marcado pela integração, fraternidade e partilha, o encontro do clero da Arquidiocese de Passo Fundo foi também a primeira reunião entre os padres e religiosos com dom Rodolfo Weber, que tomou posse como arcebispo no dia 24 de janeiro.

O momento, que aconteceu na Casa de Retiros na parte da manhã e início da tarde, foi também de reflexão sobre a missão do padre e de penitência, através do Sacramento da Confissão.

Confira o álbum de fotos no Facebook.

Victória Holzbach